Lamego, Turismo

Lamego na rota do Caminho Interior de Santiago

O concelho de Lamego vai estar na rota do Caminho Português Interior de Santiago, uma parceria inter-regional que se estende de Viseu a Chaves e que colocará à disposição dos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela um itinerário espiritual e cultural de primeira ordem. Este percurso abrange mais de 160 quilómetros em território português e deverá, segundo os seus promotores, dinamizar o fluxo turístico dos concelhos abrangidos, em particular nas zonas rurais.

A assinatura do protocolo para a Marcação e Dinamização do Caminho Português Interior de Santiago que, para além de Lamego, também garantiu a adesão de Viseu, Castro Daire, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves, é considerado um passo decisivo para corrigir algumas insuficiências, nomeadamente a concretização de marcações no território e o reforço da divulgação das potencialidades turísticas deste trilho. Estes concelhos vão a partir de agora desenvolver, através de recursos humanos e logísticos próprios, acções de limpeza e sinalização do Caminho inserido nas suas áreas geográficas.

São muitas as paisagens, os locais e os monumentos religiosos que os peregrinos poderão encontrar ao longo da sua jornada com a dinamização do Caminho Interior de Santiago, o qual demorará em média cerca de oito a dez dias a ser percorrido.

Os Caminhos de Santiago constituem, desde o século IX, o primeiro itinerário cultural europeu, assumindo um papel primordial na dinamização da história e cultura da Península Ibérica. Tornaram-se muito populares nos últimos anos devido a vários factores: as autoridades espanholas e as juntas locais trabalham para atrair peregrinos, publicitando os Caminhos e melhorando as infra-estruturas que os recebem, uma vez que são estes os “turistas” que mantêm vivas muitas das aldeias ao longo da rota. Outra das razões prende-se com o surgimento de cada vez mais associações que promovem peregrinações em grupo. Existe também uma mudança de mentalidade que privilegia a ligação com a natureza e publicita este tipo de rotas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *