Cultura, Santo Tirso

Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso arranca no próximo sábado com concerto do duo alemão joe sachse & Uwe kropinsky

A edição 2011 do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso arranca já no próximo sábado, dia 7 de Maio, às 21h30, com o duo alemão Joe Sachse & Uwe Kropinsky, num concerto que decorre no auditório Padre António Vieira, do Instituto Nun´Alvres, nas Caldas da Saúde (Areias).

Portugal, Alemanha, Suécia, República Checa, França e EUA são os países de origem dos guitarristas que vão estar presentes na edição 2011 do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso (FIGST) que decorre, em vários espaços culturais do Concelho de Santo Tirso, de 7 de Maio a 3 de Junho.

O evento é  promovido há 18 anos consecutivos pela Câmara Municipal de Santo Tirso com o apoio artístico da ARTAVE e traz anualmente a Santo Tirso e a Portugal os melhores guitarristas internacionais e nacionais.

Sobre o duo que vai actuar no próximo sábado, dia 7 de Maio, adiantamos a seguinte informação:

Joe Sachse Helmut “Joe Sachse” (28 Outubro 1948, em Mittweida) é um guitarrista de jazz alemão. Sachse estudou na Universidade de Música de Weimar entre 1973 e 1978. Aparece desde muito cedo, em diferentes grupos da Manfred Schulze (Escola). Em meados da década de 70 fundou o seu próprio quarteto, que depressa se estendeu ao quinteto Osiris, com Manfred Herring, Hannes Zerbe, no qual se apoiava o baixista Christoph e ao qual pertencia Tungsten DIX. Osiris participou com Charlie Mariano e Toto na brilhante tournée do GDR. Tocou nos finais da década de 70 no duo com Uwe Kropinski, o qual conjuntamente com Hannes and Conny Farmer derivou mais tarde no Doppelmoppel (gravado em 1980), e em inúmeros festivais internacionais, tocando no Festival de Moers. Neste grupo, e em projectos a solo, Sachse “agarrou” também a flauta transversal. No início da década de 80 tocou no Heinz Becker Group (gravado em 1982), e mais a sério com Ludwig Petrowsky, Heinz Becker e Klaus Cook num quarteto, e ainda, num trio com Petrowsky e num duo com Manfred Herring. Trabalhou posteriormente com George Lewis, David Moss, John Tchicai, Maggie Nicols, Peter Kowald, Fred Van Hove, Paul Rutherford e Peter Brötzmann, entre outras participações.

Uwe Kropinski nasceu em Berlim Oriental, onde começou a estudar guitarra clássica em 1964; nos anos setenta integrou vários grupos “históricos” na Alemanha de Leste e a partir de 1977 começou a tocar jazz, free-jazz e música improvisada, tendo colaborado com alguns dos mais conceituados músicos da especialidade, nomeadamente Konrad Bauer, Günter Bartel, e tocando em quase todos os países europeus. A partir de 1986, ano em que se instalou em Nuremberga e posteriormente em Colónia, a sua carreira adquiriu novos horizontes; vários dos seus projectos discográficos tiveram excelente aceitação internacional, tanto a solo como integrando grupos com conceituados músicos europeus e americanos. Algumas das suas composições foram editadas nos livros Guitar-guitar e Departure. Uwe Kropinski toca guitarra de 39 trastos, desenvolvendo uma técnica especial de percussão no corpo do instrumento.

Para além deste primeiro concerto a cargo do duo alemão Joe Sachse & Uwe Kropinski (dia 7 de Maio), o programa do FIGST 2011 inclui outros cinco concertos: do duo português Paulo Peres & Maria Paula Marques (14 de Maio), do guitarrista sueco Johannes Möller (20 de Maio), do norte-americano Andrew York (21 de Maio), do guitarrista checo Pavel Steidl (27 de Maio) e ainda do guitarrista francês Pierre Bensusan (3 de Junho).

No dia 22 de Maio, entre as 10 e as 13 horas decorrerá  um Master-Class em Guitarra (Auditório Museu Municipal Abade Pedrosa, Santo Tirso) sob coordenação do guitarrista bósnio Denis Azabagic. Os bilhetes para os concertos custam 7,5 euros, exceptuando os de abertura e encerramento que custam 10 euros. Os utentes com “cartão jovem” e com “cartão + vida” tem desconto de 50% nos bilhetes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *