Desporto, Évora

Eddy Merckx em Évora

O belga Eddy Merckx, penta vencedor do “Tour” e do “Giro”, ciclista profissional entre 1961 e 1978, vai estar em Évora entre os dias 3 e 8 de Maio, patrocinando com o seu nome uma prova para amadores que faz parte do calendário internacional: o GrandFondo Eddy Merckx do UCI World Cycling Tour (UWCT).

Composto por uma série de provas, que tradicionalmente são conhecidas por Grandfondo, o UWCT tem como finalidade para os participantes o acesso ao Campeonato do Mundo de Masters e Ciclistas não Profissionais que para poderem disputar o ambicionado Jersey Arco-Íris terão que se qualificar numa das Grandfondo.

Este tipo de competição, muito popular noutros países da Europa, tem como objectivo constituir uma festa do ciclismo pelo que tem uma estrutura e um regulamento que possibilita a participação de todos os ciclistas que queiram estar presentes, independentemente do seu nível competitivo.

O percurso da prova de Évora, que decorrerá no dia 8 (domingo), é bastante exigente, pois os 157 quilómetros da prova contam com duas subidas consideráveis na Serra d’Ossa e em Monsaraz e a chegada será junto ao Templo Romano, onde será dada a partida (10h00).

Um “canibal”

com 525 vitórias

Com um total de 525 vitórias em toda a sua carreira, o que lhe valeu o cognome de “canibal” pela insaciável “fome” de vitórias, Eddy Merckx, considerado em 2000 pela revista francesa Vélo como o melhor ciclista de sempre, será homenageado pela Câmara Municipal de Évora, no dia 6, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 18h00.

No dia 8 junta-se aos outros participantes – e traz com ele antigos colegas de equipa – que vão partir do Templo de Romano para um percurso que, além das planícies alentejanas, contempla a ascensão ao Castelo de Monsaraz e um prémio de montanha em plena Serra d’ Ossa. A chegada far-se-á no local da partida, na selectiva subida para o Templo Romano.

O Grandfondo Eddy Merkx constitui, pois, uma excelente oportunidade de pedalar ao lado de uma lenda viva do ciclismo, e que ombreou várias vezes com o malogrado Joaquim Agostinho.

A cerca de oito dias da sua realização, a prova já conta com mais de uma centena de inscrições, sendo organizada pelo Grupo Desportivo e Cultural de Santo António, Câmara Municipal de Évora, União Velocipédica Portuguesa, UCI e Instituto do Desporto de Portugal.

Estas são algumas das principais vitórias de Eddy Merckx: 5 – Tour de France; 5 – Giro; 1 – Vuelta; 3 – World championships; 1 – Amateur World Championship; 7 –  Milan-San Remo; 2 – Tour of Flanders; 3 – Paris-Roubaix; 5 – Liège-Bastogne-Liège; 2 – Amstel Gold Races; 2 – Tour of Lombardy; 2 – Het Volk; 3 – Ghent-Wevelgem; 3 – Flèche-Wallonne; 1 – Paris-Brussels.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *