Arouca, Cultura

Bebeteca reabre as portas da fantasia, através da leitura em Arouca

A Bebeteca volta a abrir as portas da fantasia e da descoberta, através da leitura. Os bebés voltam a poder explorar o gosto pelos livros e pela leitura, na Biblioteca Municipal. As sessões de animação à leitura, no âmbito da Bebeteca decorrem uma vez por mês, aos sábados, a partir das 16:00, e destinam-se a bebés arouquenses dos 6 aos 36 meses. Pais e bebés são convidados a deixar que as histórias os envolvam, desenvolvendo assim o gosto pelos livros e pela leitura. As sessões são gratuitas, com participação limitada a um máximo de 15 bebés, acompanhados pelos pais. Próxima sessão: 30 de Abril.

 

A Bebeteca é um serviço de promoção do livro e da leitura para bebés até aos 36 meses, da responsabilidade da Biblioteca Municipal de Arouca. Caracteriza-se como sendo um de espaço de informação e de recreação, eminentemente lúdico, no qual, acompanhados pelos pais, os mais pequeninos são convidados a desenvolver as suas primeiras actividades e brincadeiras, orientadas por pessoal técnico especializado.

 

Pretende ser, também, um espaço pedagógico, no qual os pais e encarregados de educação podem adquirir conhecimentos e metodologias passíveis de adoptar para estimularem o desenvolvimento dos seus bebés e interagirem com eles num ambiente tranquilo, seguro, apelativo e lúdico.

 

Na Bebeteca são disponibilizados para consulta e empréstimo domiciliário fundo documental apropriado para esta faixa etária, guias para os pais e materiais lúdicos.

 

Os objectivos da Bebeteca são:

– Promoção de hábitos de leitura precoce;

– Descoberta e familiarização com o livro;

– Participação activa e interacção com outros bebés;

– Desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras, sensoriais, emocionais e sociais dos bebés.

 

Além dos recursos disponibilizados, periodicamente são dinamizadas sessões de animação à leitura para bebés, nos últimos sábados de cada mês (à excepção dos meses de Setembro e Dezembro), às 16:00, subordinadas a livros e temáticas diversificados, conforme calendarização abaixo. Nestas sessões, os pais e os bebés dos 6 aos 36 meses são convidados a participar e a deixarem-se envolver pela leitura, encenação, musicalidade e magia que surgem das estórias/histórias contadas ou interpretadas.

 

Calendarização das sessões de animação à leitura para bebés:

 

Dias

 

Temática / Conteúdos
29 de Janeiro

 

Inverno
26 de Fevereiro

 

Família
26 de Março

 

Primavera
2 de Abril | Dia Internacional do Livro Infantil

 

Oferta de um kit de leitura – apenas para bebés até 1 ano
30 de Abril

 

Páscoa
28 de Maio

 

Alimentação / Vida Saudável
25 de Junho

 

Verão
30 de Julho

 

Animais
27 de Agosto

 

Férias
17 de Setembro

 

Transportes
29 de Outubro

 

Outono – cores e texturas
26 de Novembro

 

Formas / Reciclagem
17 de Dezembro

 

Natal

 

NOTAS:

 

– Sessões gratuitas;

– Participação limitada ao máximo de 15 bebés participantes e respectivos encarregados de educação;

– Inscrição prévia obrigatória, no mínimo com 1 semana de antecedência, sujeita a confirmação pelos serviços da Biblioteca Municipal;

 

Programa sujeito a alteração.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *