Sociedade, Tecnologia

Sites das empresas ainda não contam com os que têm necessidades especiais

A realidade é paradoxal tendo em conta que relaciona os que mais facturam com os que mais precisam. Em plena sociedade da informação, a acessibilidade aos conteúdos “web” das mil maiores empresas portuguesas – em volume de negócio – «é ainda muito reduzida» para os portadores de deficiência ou incapacidade.

A grande conclusão deriva dos dois mais recentes estudos da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação (APDSI), reflecte o estado das coisas até 2010 e será um dos temas em carteira na AJUTEC – Feira Internacional de Ajudas Técnicas e Novas Tecnologias para Pessoas com Deficiência (13.ª edição), na EXPONOR de 5 a 8 de Maio, em simultâneo com a NORMÉDICA – Feira da Saúde (12.ª edição) e o SALÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR (3.ª edição).

O diagnóstico sobre a evolução da acessibilidade cibernáutica das pessoas com incapacidade ou deficiência, que não escamoteia as «melhorias encontradas» quando comparado com o ano de 2009, acontecerá durante o “workshop” «Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade», previsto para a tarde do dia 7 (sábado), no auditório montado dentro do próprio evento (conheça todo o programa de actividades complementares em www.normedica.exponor.pt ou www.ajutec.exponor.pt). A comunicação dos resultados estará a cargo do Ramiro Gonçalves, membro do grupo de trabalho e professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Segundo os dados mais recentes da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes, existirão no nosso País cerca de um milhão de pessoas com deficiências ou incapacidade de índole e grau diversificados, com necessidades especiais para aceder, navegar, perceber e interagir com a rede mundial de informação.

“Smart Vision” mostra os últimos desenvolvimentos

científicos para invisuais

A AJUTEC é o certame (um dos “históricos” da EXPONOR) que em Portugal reflecte tanto a oferta – criadora, produtiva e comercial – e a procura de soluções, como a investigação e o desenvolvimento técnico e tecnológico para melhorar a qualidade de vida de pessoas incapacitadas e com deficiência. E um dos projectos que apresentará créditos na EXPONOR será o “Smart Vision”, também durante o “workshop” «Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade», previsto para a tarde do dia 7 (sábado).

Trata-se de um sistema computacional de apoio à deslocação dentro e fora de portas para pessoas com deficiência visual, que integra um interface áudio de transmissão de informação ao utilizador.

O projecto reúne investigadores de várias entidades nacionais, mas as últimas novidades do programa (cuja etapa final é criação de um equipamento comercial que possa ser adquirido a um preço acessível) surgirão por intermédio de João Barroso, docente da UTAD e um dos “pais”  do protótipo em vista.

A solução permitirá a navegação do utilizador até à localização desejada, evitando obstáculos e recebendo informações sobre passadeiras, edifícios e outros pontos de interesse na sua proximidade. O Smart Vision visa igualmente o desenvolvimento de técnicas de visão por computador com recurso à visão estereoscópica para detecção de obstáculos, reconhecimento de objectos e indicação de trajectórias. O suporte, que combina o sistema de visão por computador, um outro de informação detalhada geográfica e algoritmos de localização, permitirá usar várias tecnologias (GPS, Wifi, RFID) para obter a posição do utilizador.

A actual condição da acessibilidade nos municípios portugueses será  outro dos painéis na agenda da mesma sessão de trabalho.

Mas são múltiplos os contornos das manifestações complementares ao trio composto pela NORMÉDICA, AJUTEC E SALÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR 2011 (confira o programa em anexo, já de seguida), o qual congregará no Pavilhão 4 da EXPONOR perto de 80 expositores.

Curiosidades do evento:

● AJUTEC mostra como muitos superam os seus limites

O certame receberá igualmente a Associação Salvador, que encontra na AJUTEC um momento importante para reforçar a promoção da defesa dos interesses e direitos dos cidadãos com mobilidade reduzida. A instituição virá  à feira ganhar forças para continuar a desafiar as pessoas com deficiência a superar os seus limites.

● Arte que rompe novos horizontes

É o caso de Vincent da Rocha Dioh, que, na Feira Internacional do Porto, mostrará – através de uma exposição – como transforma todos os dias o autismo de que padece num pincel que espalha na tela as cores do seu próprio destino.

Tudo começou aos três anos de vida, quando foi buscar canetas e lápis ao escritório dos pais (o pintor Moustapha Dioh e a professora universitária Zélia Rocha) e riscou as paredes da casa. Desde aí, começou a transformar tudo o que encontrava em quadros, tendo desenvolvido uma técnica própria e uma maneira singular de pintar.

Aos 15 anos leva já dezasseis exposições individuais e sete colectivas no curriculum. Expôs no Porto, Vila Nova de Famalicão, Lavra, Gondomar, Espinho, Matosinhos, Vila Verde e Penafiel. Agora é a vez da EXPONOR constar do percurso artístico.

● Bombeiros em acção

Mas os exteriores da Feira Internacional do Porto fazem igualmente parte dos acontecimentos. Receberão dois exercícios de simulação que terão como protagonista uma corporação de bombeiros, com a demonstração de um desencarceramento e de uma imobilização resultantes de um hipotético acidente rodoviário.

Em agenda está também um concurso de manobras de cadetes dos bombeiros. O Comando Operacional Distrital (CODIS) do Porto irá coordenar ambas as operações. Os exercícios acontecerão no dia 7.

● Mais de mil empresas e 65 mil visitas…

A NORMÉDICA é há cerca de duas décadas escaparate de referência do sector da saúde em Portugal, ao passo que o SALÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR, exibe desde 2007 uma multiplicidade de propostas (englobando produtos, equipamentos e serviços) que pretendem contribuir para um modo de vida cada vez mais saudável e com qualidade acrescida. É uma exposição de largo espectro e com um interesse abrangente, que beneficia em estar integrado num momento direccionado para a saúde.

Nas últimas cinco edições (de 2001 a 2009), o trio de eventos composto pela NORMÉDICA, pela AJUTEC e pelo Salão de Saúde e Bem-estar congregou o melhor da oferta comercial de 1.094 empresas (uma média de 219 expositores directos por edição), tendo recebido um global de 65.400 visitas (13.080 por feira).

A indústria portuguesa que se dedica à produção de equipamentos, dispositivos médicos e ajudas técnicas contribui já com quase um por cento para o Produto Interno Bruto nacional e é tido como um sector de enorme potencial exportador. E a tal realidade não será  alheia a visita de um conjunto de empresas gaulesas, promovida pela Embaixada de França em Portugal, com o intuito de estabelecer contactos com potencial de negócio.

Actividades paralelas

NO CENTRO DE CONGRESSOS DA EXPONOR

    Seminário Técnico ”Logística Hospitalar”
    Data: 5 de Maio
    Horário: 14h00
    Local: Auditório A6
    Org.: Revista TecnoHospital
    Simpósio “A enfermagem e os novos desafios”
    Data: 6 e 7 de Maio
    Horário: dia 6 (9h00-18h00) e dia 7 (09h00-13h00)
    Local: Auditório 1 e Salas A6 e Henry Tillo
    Org.: Formasau/Revista Sinais Vitais 

    Apresentações Orthos XXI
    Data: 5 de Maio
    Local: Auditório B4
    Sessão 1: Verticalização e Apoio à Mobilidade
    Horário: 11h30
    Sessão 2: Verticalização e Apoio à Mobilidade
    Horário: 15h30
    Org.: Orthos XXI

    Apresentações Orthos XXI
    Data: 6 de Maio
    Local: Auditório B4
    Sessão1: Terapia Respiratória
    Horário: 10h30
    Sessão 2: Verticalização e Apoio à Mobilidade
    Horário: 12h30
    Sessão 3: Prevenção e Tratamento de Úlceras de Decúbito
    Horário: 14h30
    Sessão 4: Verticalização e Apoio à Mobilidade
    Horário: 16h30
    Org.: Orthos XXI
    III Congresso Ibérico de Medicina Natural: A medicina natural nos cuidados básicos de saúde
    Data: 7 de Maio
    Horário: 9h00 às 20h00
    Local: Auditório A3
    Org.: Instituto Português de Naturologia
    Palestra «Corrente Aussie como opção terapêutica em electroterapia»
    Data: 7 de Maio
    Horário: 16h00
    Local: Sala A7
    Org.: Vitalino Sousa Figueiredo, Lda
    Apresentações da Bwiser
    Data: 7 de Maio
    Local: Sala A7
    Sessão 1:”  Introdução ao Método Kinesio Taping”
    Horário: 11h00
    Sessão 2:”  Método Dorn e Spynamics”
    Horário: 14h30
    Org.: Bwiser
    Seminário “Doenças Neuromusculares – uma abordagem multidisciplinar”
    Lançamento e apresentação do manual, com a presença de alguns dos autores
    Data: 7 de Maio
    Horário: 10h00
    Local: Auditório A5
    Org.: Associação Portuguesa de Doenças Neuromusculares 

    Seminário “Vida Autónoma, Vida Independente – Utopia ou Realidade?”
    Lançamento e apresentação do projecto “Vida IN”
    Data: 7 de Maio
    Horário: 14h30
    Local: Auditório A5
    Org.: Associação Portuguesa de Doenças Neuromusculares

NO AUDITÓRIO DA FEIRA – PAVILHÃO 4

    Apresentações MOBILITEC
    Data: 5 de Maio
    Sessão 1: Neatech: da Aeronáutica para os Produtos de Apoio
    Horário: 11h00 às 12h00
    Sessão 2: Posicionamento Dinâmico VS Posicionamento Rígido
    Horário: 15h00
    Sessão 3: Neatech: da Aeronáutica para os Produtos de Apoio
    Horário: 17h00
    Org.: empresa MOBILITEC 

    Apresentações MOBILITEC
    Data: 6 de Maio
    Sessão 1: Posicionamento Dinâmico VS Posicionamento Rígido
    Horário: 11h00 às 12h00
    Sessão 2: Permobil: a nova Geração
    Horário: 15h00
    Sessão 3: Permobil: a nova Geração
    Horário: 17h00
    Org.: empresa MOBILITEC

    Palestra «O binómio da esterilização centralizada»
    Data: 6 de Maio
    Horário: 18h30-19h30

Org.: Associação Nacional de Esterilização

    Workshop “Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade”
    Data: 7 de Maio
    Sessão 1: Financiamento de Produtos de Apoio/Ajudas Técnicas
    Org.: SUPERA – Sociedade Portuguesa de Engenharia e Reabilitação
    Horário: 11h00
    Sessão 2: Ano Europeu do Voluntariado – Voluntariado Jovem em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade
    Org.: NAERA – Núcleo de Alunos de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas
    Horário: 14h30
    Sessão 3: Iniciativas de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade
    Org.: Dep. de Engenharias da ECT/UTAD
    Horário: 16h30 

    Apresentação das comunicações:

    Mestrado em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas
    Prof. Francisco Godinho, UTAD

    Acessibilidade nos Municípios Portugueses
    Eng.ª Paula Teles – M.pt

    Acessibilidade Web: Ponto de situação das maiores empresas portuguesas 2010
    Prof. Ramiro Gonçalves – UTAD, APDSI

    Smart Vision: Visão activa para cegos
    Prof. João Barroso – UTAD

    Palestras da Saúde EMAC
    Data: 8 de Maio
    Sessão 1: Osteo qué? Fundamentos y aplicaciones de la Osteopatía
    Dr. Arturo Fariña
    Horário: 11h00
    Sessão 2: Ómega-3 – O que são, de onde vêm e o seu papel na Saúde Humana
    Dr. André Dourado
    Horário: 16h00
    Sessão 3: Osteo qué? Fundamentos y aplicaciones de la Osteopatía
    Dr. Arturo Fariña
    Horário: 18h00
    Org.: Emac – Escola  de Medicinas Alternativas e Complementares
    «Cosmética Tradicional Vs. Cosmética Biológica Florame»
    Data: 8 de Maio
    Horário: 15h00
    Org.: Aromas & Sentidos

● Rastreios e demonstrações – durante todo o horário de funcionamento da feira

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *