Reguengos de Monsaraz, Sociedade

Convívio e música animaram centenas de pessoas no 25 de Abril em Reguengos de Monsaraz

Muitas centenas de pessoas participaram  dia 25 de Abril, num convívio organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz no Centro Náutico de Monsaraz para assinalar os 37 anos da “Revolução dos Cravos”. Na “Festa de Abril”, realizada na segunda-feira de Páscoa, dia em que tradicionalmente as pessoas vão conviver para o campo, foi oferecido um churrasco acompanhado pela actuação do grupo de música popular e tradicional alentejana Trovadores do Sul, espectáculo em que Mário Moita gravou os videoclips para duas novas canções.

De manhã, no Auditório Municipal, a Sessão Solene da Assembleia Municipal Comemorativa do 37.º Aniversário do 25 de Abril teve a participação do deputado socialista Bravo Nico, ocasião em que José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, referiu que no quadro desta crise financeira que o país está a atravessar, “a autarquia jamais baixará os braços, nomeadamente naquele que é um dos seus objectivos fundamentais: implementar políticas sociais de proximidade e ter muita atenção aos problemas concretos das pessoas e das instituições. É nossa obrigação encontrar soluções que façam do nosso concelho um exemplo de boas práticas nas respostas que, certamente, saberemos encontrar para ultrapassar estes momentos muito difíceis”, sublinhou o autarca.

Bravo Nico visitou depois as exposições que estão patentes na Praça da Liberdade até ao dia 1 de Maio. “As Nossas 37 Histórias de Abril”, uma evocação das vivências sociais e políticas do Estado Novo, do dia 25 de Abril de 1974 e do pós 25 de Abril, apresenta um conjunto de episódios que aconteceram em Reguengos de Monsaraz, alguns deles contados por quem os viveu, como por exemplo com a censura e a PIDE, ou proibições e visitas oficiais de figuras do Estado Novo. A segunda exposição chama-se “Abril… O Nosso Olhar” e mostra a “Revolução dos Cravos” na perspectiva das crianças e dos jovens. O deputado elogiou estas duas mostras e destacou “o simbolismo e a importância de mostrar às gerações mais novas alguns episódios e as particularidades impostas pelo Estado Novo para condicionar e silenciar o povo descontente com o regime”.

Nas comemorações do 25 de Abril em Reguengos de Monsaraz realizou-se também a tradicional Estafeta dos Cravos e o espectáculo comemorativo “Memórias de Abril”. Neste espectáculo no Auditório Municipal da cidade actuaram os artistas Filipe Cachopas, Filomena Pires (acompanhada por Francisco Carvalho, Lourenço Vaz da Silva e José Quaresma), Hugo Sofio, José Farinha, Luís Marques, Manuel Sérgio, Sara Ramalho e o grupo pop/rock Phillarmonic Talk.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *