Cantanhede, Desporto

Acção Nacional de Formação de Andebol em Cadeira de Rodas no Hospital Rovisco Pais em Cantanhed

O Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, na Tocha, foi o local escolhido para uma Acção Nacional de Formação de Andebol em Cadeira de Rodas que vai realizar-se na próxima sexta-feira, dia 29 de Abril.

A iniciativa integra-se no projecto Andebol 4 All, que está a ser desenvolvido pela Federação Portuguesa de Andebol, em parceria com o Comité Paralímpico de Portugal, Federação Portuguesa de Desporto para as Pessoas com Deficiência, Gabinete Coordenador do Desporto Escolar e Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Motora.

Ao nível local estão envolvidas na organização diversas entidades, designadamente o Município de Cantanhede, a Associação dos Amigos do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, o Governo Civil de Coimbra e a Delegação Regional de Educação do Centro.

O Andebol 4 All tem como principal objectivo a implementação em Portugal da modalidade de Andebol em Cadeira de Rodas. Trata-se de um projecto inovador no que diz respeito ao Desporto Adaptado e que pretende minimizar, através da prática desportiva, as limitações inerentes à condição de pessoa com deficiência. Nesse sentido, a prática de desporto tem benefícios para o desenvolvimento físico, cognitivo, e psicológico, fomenta a inclusão e o reconhecimento social e contribui para um melhor desempenho das tarefas do quotidiano.

Até ao final do ano está prevista a realização de mais formações semelhantes, com especial incidência nos centros de medicina de reabilitação e outras entidades que tratam da recuperação de pessoas com deficiência motora.

O programa da Acção Nacional de Formação de Andebol em Cadeira de Rodas é o seguinte:

15h00 – Cerimónia de Abertura;

15h30 – Projecto Andebol 4 All da Federação – Joaquim Escada;

15h45 – Projecto do Comité  Paralímpico de Portugal – António Carneiro;

16h00 – Projecto F. P. D. D./ ANDDEMOT – José Pavoeiro e Carlos Morgado;

16h15 – Andebol em Cadeira de Rodas – Sessão Teórica – Jorge Carvalho, Silmara Fernandes e Danilo Ferreira;

17h15 – Intervalo;

17h30 – Andebol em Cadeira de Rodas – Sessão Prática – Pavilhão Municipal de Aranguêz – Jorge Carvalho, Silmara Fernandes e Danilo Ferreira;

18h30 – Encerramento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *