Borba, Sociedade

Orada e Rio de Moinhos vão ter novas extensões de saúde – Borba

As freguesias de Orada de Rio de Moinhos, no concelho de Borba, vão ter extensões de saúde completamente renovadas, fruto de parceria entre a autarquia, Junta de Freguesia de Orada e Administração Regional de Saúde do Alentejo.

Os novos equipamentos foram já instalados e entrarão em funcionamento brevemente, substituindo as extensões que funcionam actualmente nas Casas do Povo de Rio de Moinhos e Orada, proporcionando melhores cuidados de saúde às populações das duas freguesias rurais do concelho de Borba. Os equipamentos têm uma área de 90 m2, tendo a autarquia cedido o direito de superfície para a instalação e funcionamento da extensão de Rio de Moinhos e a Junta de Freguesia de Orada cedeu igual direito de superfície para o equipamento instalado em Orada.

As extensões de saúde proporcionam aos munícipes diversos cuidados de saúde, como consultas específicas de planeamento familiar, saúde materna e saúde infantil, meios de diagnóstico, promoção da saúde com vacinação de crianças e adultos, e tratamentos a nível de pensos, injectáveis, algaliações, remoção de pontos, domicílios de enfermagem, avaliação da tensão arterial e de glicemia capilar.

Estas unidades são complementadas no concelho de Borba pela Unidade Móvel de Saúde que, desde o início de 2008, presta cuidados de saúde primários às populações das freguesias rurais, através de meios técnicos diferenciados e meios humanos disponibilizados pelo Centro de Saúde de Borba, permitindo uma maior proximidade com as populações mais isoladas e distantes, essencialmente idosos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *