Cultura, Póvoa de Varzim

Reviver o 25 de Abril, na Póvoa de Varzim

No dia 27 de Abril, quarta-feira, às 21h30, terá lugar, na Biblioteca Municipal, uma sessão evocativa do 25 de Abril.

Na sequência da Revolução de 25 de Abril de 1974, teve lugar, na Póvoa de Varzim, uma concentração popular que ocorreu no dia 27 e que ficou registada numa foto de um autor anónimo. A razão pela qual se juntou um tão grande número de pessoas na Praça do Almada naquela data tem conhecido diversas explicações.

Passados 37 anos, a Biblioteca Municipal recorda as comemorações da revolução dos cravos em torno de dois momentos: uma exposição documental e uma sessão evocativa.

“O 25 de Abril no espólio de Manuel Lopes” é o título da exposição tem por base uma selecção de documentos gráficos, como cartazes, postais e autocolantes, que o antigo Director da Biblioteca foi recolhendo ao longo da sua vida enquanto documentalista e participante na vida política local.

Com o mote “Eu lembro-me! Memórias de uma concentração popular”, irá decorrer a sessão evocativa a partir de uma fotografia da concentração do dia 27 de Abril. Será proposto o testemunho de quem participou ou se lembra deste acontecimento, de modo a que as memórias individuais contribuam para o enriquecimento da memória colectiva local.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *