Cultura, Oliveira de Azeméis

Concurso nacional de sopros reuniu 350 músicos em Oliveira de Azeméis

O IV concurso nacional de instrumentos de sopro «Terras de La Salette» terminou em Oliveira de Azeméis após a audição a três centenas e meia de músicos de todo o país.
O concurso reuniu ao longo de cinco dias músicos de 130 concelhos, incluindo das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
Segundo Hermínio Loureiro, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, o evento garantiu já um lugar no panorama dos concursos musicais realizados em Portugal tendo em conta a forte adesão e a qualidade dos concorrentes.
«O concurso atingiu, em tão pouco tempo, uma projecção que nos deixa muito satisfeitos concretizando o leque dos nossos objectivos que é promover a música e a cultura e contribuir para o aparecimento de novos talentos musicais», afirmou Hermínio Loureiro.
A iniciativa tem registado a aderência de um número crescente de músicos e teve, este ano, a particularidade de integrar como concorrente Pedro Silva, estudante da Universidade do Minho, o único português escolhido para integrar a Orquestra Sinfónica do Youtube.
As audições dos concorrentes, divididos nas categorias infantil, juvenil, júnior e sénior, decorreram no cine-teatro Caracas, Academia de Música e escola secundária Soares Basto.
Na categoria de madeiras estiveram em competição as classes de flauta transversal, oboé, clarinete, fagote e saxofone. Nos metais, os concorrentes executaram peças em trompete, trompa, trombone tenor e tuba/bombardino.
O concerto dos laureados realiza-se esta quinta-feira, às 17h00, no cine-teatro Caracas.
O IV concurso nacional de instrumentos de sopro «Terras de La Salette», organizado pela autarquia em parceria com a Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis, decorre anualmente em Oliveira de Azeméis, concelho de tradição musical onde se encontram em actividade permanente seis bandas filarmónicas e uma academia de música.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *