Cultura, Trofa

1ª Edição do Festival Itinerante de Artes da Trofa percorre as oito freguesias do Concelho de 26 de abril a 18 de junho

Criada a Companhia de Teatro da Trofa, a Câmara Municipal apresenta agora o F.I.A.T. – Festival Itinerante de Artes da Trofa, que vai decorrer de 26 de abril a 18 de junho.

 

A realização deste festival passa por levar eventos culturais às oito freguesias do Concelho da Trofa e simultaneamente abrangerá um curso de fotografia intitulado “Expressa-te, Floresta”, uma exposição fotográfica “4X4”, um ciclo de cinema, “Cinema & Ambiente” e uma encenação teatral da peça “A Floresta” de Sophia de Mello Breyner, assinalando, desta forma, o Ano Internacional da Floresta na Trofa.

 

A primeira edição deste Festival terá, assim, ações nas áreas artísticas do Teatro, do Cinema e da Fotografia.

 

O lançamento do F.I.A.T., Festival Itinerante de Artes da Trofa será no dia 26 de abril, pelas 11h00, no Aquaplace. Neste mesmo dia e local será inaugurada a Exposição de Fotografia “4X4”, que ficará patente no Aquaplace até ao dia 1 de maio. Nesta exposição estarão retratados os quatro elementos da natureza, Água, Ar, Fogo e Terra.

 

Além da exposição de fotografia o F.I.A.T. apresenta o Ciclo de Cinema “Cinema & Ambiente”. Nesta primeira semana do Festival este ciclo de cinema decorrerá na Freguesia de S. Martinho de Bougado, no dia 27 de abril, pelas 9h00 na Escola EB1 de Finzes, às 16h00 será na Escola EB1 de Paradela, no dia 28 de Abril pelas 9h00 será na Escola EB1 Esprela e às 16h00 na EB 1 do Paranho.

 

Na semana de 2 a 8 de maio as ações do Festival realizam-se na freguesia de S. Romão do Coronado. A exposição de fotografia “4X4” estará na Junta de Freguesia e o ciclo de cinema “Cinema & Ambiente” realiza-se no dia 2 de maio na escola EB 1 Fonte leite, pelas 16h00 e no dia 3 de maio, pelas 9h00 será a vez da Escola EB1 da Portela.

 

A freguesia seguinte a receber o F.I.A.T. será Covelas, onde a Exposição ficará no Salão Paroquial de 9 a 15 de maio. No dia 9, pelas 16h00 a Escola EB1 de Quereledo recebe o ciclo de cinema.

 

De 16 a 22 de maio o F.I.A.T. estará em S. Mamede do Coronado, com a Exposição “4X4”, na EB1 Feira Nova e o ciclo de cinema percorrerá as escolas da freguesia. Assim, no dia 17 de maio, pelas 16h00, estará na EB 1 de feira Nova, no dia 18, também pelas 16h00, estará no JI Feira Nova, no dia 19, pelas 16h00 será a vez da EB1 Vila e no dia 20 de maio, pelas 9h00 estará na EB1 Casal.

 

A Freguesia do Muro recebe a primeira edição do Festival Itinerante de Artes da Trofa de 23 a 29 de maio com a exposição de fotografia “4X4” a estar patente durante esta semana na Associação Recreativa Juventude do Muro e com o ciclo de cinema na EB1 Estação no dia 23 de maio, pelas 16h00.

 

O F.I.A.T. continua a decorrer na semana de 30 de maio a 5 de junho na Freguesia de Guidões. Aqui a exposição de fotografia ficará patente no Salão Paroquial e a atividade “Cinema & Ambiente” visitará a escola EB1 Cerro 1 no dia 31 de maio, pelas 16h00 e no dia 2 de junho, a escola EB1 Cerro 2, pelas 16h00.

 

De 6 a 12 de junho o Festival decorrerá na Freguesia de Alvarelhos, com a exposição de fotografia na Junta de Freguesia e com o ciclo de cinema a decorrer no dia 6 de junho, pelas 16h00, na EB1 de Giesta 1 e no dia seguinte na EB1 de Giesta 2, também às 16h00.

 

A última freguesia do Concelho Trofense a receber o Festival Itinerante de Artes da Trofa será Santiago de Bougado, de 13 a 18 de junho. A exposição fotográfica ficará patente na Casa da Cultura e as escolas que receberão o ciclo de cinema serão no dia 13 de junho, pelas 16h00, a EB1 de Bairros, no dia 14 de junho, pelas 9h00 a EB1 da Lagoa, pelas 16h00 a EB1 de Cidai, no dia 16 de junho, pelas 16h00 será a EB1 de Cedões.

 

Na atividade do Ciclo de Cinema “ Cinema & Ambiente” os filmes que serão apresentados serão Pocahontas, O Rei leão, Into the Wild, Safe, Die Wolke, Les Glaneurs et la Glaneuse, An Inconvenient Truth e The Happening.

 

No dia 18 de junho, pelas 18h00 será a sessão de encerramento do F.I.A.T. com a apresentação da Companhia de Teatro da Trofa que irá apresentar uma adaptação para teatro da obra “A Floresta” de Sophia de Mello Breyner Andersen, na Casa da Cultura da Trofa.

 

Ao longo de todo o Festival Itinerante de Artes da Trofa decorrerá o Concurso de Fotografia, intitulado “Expressa-te, Floresta”. Este concurso procura promover o talento e a criatividade dos trofenses que gostam de fotografia. Assim este concurso está aberto a toda a população, tendo como tema a Floresta. As fotografias a concurso devem ser acompanhadas por uma memória descritiva e entregues até ao dia 13 de junho na Casa da Cultura da Trofa. Os resultados serão anunciados no dia da sessão de encerramento do Festival, no dia 18 de junho, na Casa da Cultura e serão atribuídos prémios às três melhores fotografias.

 

O F.I.A.T. surge, assim na linha da política de descentralização de eventos que a câmara Municipal da Trofa tem levado a cabo, conciliando a aposta numa programação de qualidade, regular e diversificada, que garanta a fidelização e formação de públicos.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *