Desporto, Sociedade, Vizela

“Desporto é Vida… e Não Tem Idade” – Vizela

O programa de desporto sénior da Câmara Municipal de Vizela “Desporto é Vida… e Não Tem Idade” estendeu-se às freguesias mais periféricas, contando com aulas semanais e bissemanais nas freguesias de S. Paio e Sta. Eulália (inclui também aula suplementar no Lar do Centro Social Paroquial de Santa Eulália), além das já implementadas em Infias.

O interesse notório e crescente dos seniores impulsionou este alargamento e motivou também o apoio da Autarquia, ao nível das suas deslocações, com a disponibilização de transporte.

Este projecto promove, desde a sua implementação em 2006, a qualidade de vida dos munícipes com idade igual ou superior a 60 anos, contrariando o sedentarismo e o isolamento, através do estímulo à prática regular de actividade física, enquanto incentivo da autonomia funcional (estimulação motora) e sócio afectiva (integração social) dos seniores.

As aulas contam com a orientação de um professor de educação física e, pontualmente, com a presença de uma enfermeira do Centro de Saúde, que avalia a tensão arterial e o ritmo cardíaco dos participantes. Foi-lhes dada também a possibilidade de assistirem a duas sessões de informação/sensibilização subordinadas aos temas da alimentação saudável e dos cuidados a ter em épocas de baixas temperaturas.

Na época de férias (de Julho a Setembro), assinala-se o encerramento temporário desta acção com um convívio, cuja animação passa pela realização de Jogos Tradicionais e de um lanche.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *