Mangualde, Sociedade

Requalificação e valorização do dólmen de cunha baixa – Mangualde

A Câmara Municipal de Mangualde e a Junta de Freguesia da Cunha Baixa, em coordenação do Gabinete de Gestão e Programação do Património e Cultura da Autarquia, efectuaram uma intervenção de requalificação e de valorização do Dólmen (Anta) de Cunha Baixa. Foram realizados trabalhos de reparação da cerca de madeira, que delimita a envolvência do dólmen, de colocação da placa explicativa e de vedação do poço contíguo ao monumento, com respectiva limpeza dos matos que envolviam o poço. Foi ainda efectuada a poda lateral das árvores que ladeiam o caminho de acesso.

 

Estes trabalhos foram assinalados ontem, dia 18 de Abril,  no âmbito das Comemoração do Dia Internacional de Monumentos e Sítios. O tema eleito este ano foi “Água: cultura e património” e foi nesse sentido que foi efectuada esta visita, pelas 15h30, ao Dólmen de Cunha Baixa. Este encontro visou envolver toda a comunidade em geral, sensibilizando para a diversidade do património cultural e para os esforços necessários para a sua protecção e conservação.

 

Acompanharam esta visita o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Mangualde, João Lopes, o Presidente da Junta de Freguesa da Cunha Baixa, António Maria Fernandes, o Arqueólogo António Tavares, e a população do centro de dia da Cunha Baixa.

 

O Dólmen de Cunha Baixa foi o monumento eleito para assinalar este dia tendo em conta a recente valorização efectuada na envolvência do espaço, bem como pelo facto de junto ao Dólmen passar a Ribeira do Castelo que permite constatar a importância que os cursos de água tinham para a fixação das populações, nomeadamente do Neolítico, nos alvores da agricultura. Este Dólmen trata-se de um monumento funerário com cerca de cinco mil anos de história e é um dos exemplares mais expressivos do megalitismo português, classificado como Monumento Nacional, desde 1910.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *