Óbidos, Sociedade, Turismo

Semana Santa já começou em Óbidos

A Vila de Óbidos recebeu milhares de pessoas durante o primeiro fim-de-semana das celebrações da Semana Santa, evento que decorre até ao próximo dia 24 de Abril.

No passado sábado, dia 16 de Abril, decorreu uma visita guiada ao Património Religioso de Óbidos e foi inaugurada a Exposição de Cerâmica, da artista Paula Clemente, na Galeria do Pelourinho.

No mesmo dia, realizou-se a Procissão da Mudança das Imagens, cerimónia religiosa que consiste na retirada das imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores da sua igreja de origem, para outro local.

Pela noite, sob luz de archotes, a imagem de Nossa Senhora saiu da Igreja de Santa Maria, em cortejo, até à Igreja de Santiago, enquanto a imagem de Nosso Senhor dos Passos, que ficou guardada numa “maquineta” coberta de panos escuros, deslocou-se da Igreja da Misericórdia até à Igreja de Santa Maria. Estes dois percursos foram feitos de modo a que as imagens nunca se cruzassem e o final foi na Igreja de Santiago.

No entanto, um dos momentos altos do programa religioso, em Óbidos, foi dia 17 de Abril, Domingo de Ramos. Realizou-se a Bênção e a Procissão dos Ramos, na Igreja de São João Baptista, que percorreu as ruas da Vila, tendo terminado com a Missa de Ramos, na Igreja de Santa Maria.

Depois da missa, num ambiente de oliveira, alecrim, rosmaninho e verdura pelo chão, milhares de fiéis participaram na Procissão dos Passos, que percorre algumas ruas da vila, fora e dentro das muralhas de Óbidos, parando junto de pequenos evocativos aos Passos da Paixão, culminando na Igreja da Misericórdia, onde se encontra armado um Calvário, representando a Montanha de Palestina, nas proximidades de Jerusalém, onde Jesus sofreu a Crucificação.

Nesta festa religiosa, pela primeira vez, as imagens de Maria e de seu Filho encontram-se em frente à Igreja de Santiago, tornando o momento forte em emoção.

Para hoje, terça-feira, dia 19 de Abril, às 21h00, na Igreja da Misericórdia, está agendado um Recital de Cordas com Slawomir Sadlowski (violino), Rui Guerreiro (violino), Ventzislav Grigorov (viola) e Ajda Zupancic (violoncelo). Entradas livres.

 

Na quarta-feira, dia 20, às 21h00, a Igreja de Santa Maria acolhe um Recital com Filipa Lopes (soprano) e Salomé Matos (harpa). Entradas livres.

A Missa Vespertina da Ceia do Senhor, que retrata a Instituição da Sagrada Eucaristia e do Sacerdócio Apostólico, é celebrada na quinta-feira Santa, dia 21, pelas 21h00, na Igreja de São Pedro.

Assumindo um papel importante, as cerimónias da Sexta-feira Santa, dia 22 de Abril, contam com a missa de Celebração da Paixão do Senhor, com início às 15h00, na Igreja de São Pedro, onde se evoca o sacrifício e a morte de Jesus, consagrando a salvação da humanidade.

Mais tarde, por volta das 17h00, realiza-se uma Via-sacra, pelas ruas de Óbidos, que relembra a caminhada de Jesus até ao Calvário, com momentos de reflexão.

Para fechar o dia, pelas 21h30, sairá da Igreja da Misericórdia a tradicional Procissão do Enterro do Senhor que, sendo realizada à noite, sem outra iluminação que não sejam os archotes, transportados por jovens colocados em pontos-chave da passagem do cortejo, constitui outro momento de grande exaltação.

Percurso da Procissão Enterro do Senhor: Igreja da Misericórdia, Rua Direita, Rua Nova, Rua do Vale, Rua D. João de Ornelas, Porta da Vila, Rua Direita e Igreja de São Pedro.

Para o dia 23 de Abril, sábado Santo, terá lugar no Santuário do Senhor Jesus da Pedra, pelas 18h00, o “Concerto: Quarteto de Cordas de Aveiro” com Isabel Alcobia (soprano). Custo do bilhete, por pessoa, 5 euros. Entrada livre para os portadores do Cartão Via Verde para a Cultura.

No mesmo dia, pelas 22h00, realiza-se uma Vigília Pascal, na Igreja de São Pedro. É a noite Pascal, a Vigília da Vida. Nesta noite, a Igreja vigia, tornando a percorrer, reflectindo, as etapas significativas da intervenção salvadora de Deus no Universo.

As cerimónias pascais em Óbidos terminam no Domingo de Páscoa, dia 24 de Abril, por volta das 17h00, na Igreja de São Pedro, onde será celebrada a Missa da Ressurreição, onde a igreja nasce e vive do anúncio de “Cristo Vivo”.

No âmbito da Semana Santa em Óbidos, estão a decorrer outras actividades, nomeadamente o visionamento do filme “Semana Santa de Óbidos, de 1963”, no Museu Paroquial de São João.

Consiste num documentário realizado pela RTP no ano de 1963, sobre as celebrações da Semana Santa na Vila. Este filme retrata todo o programa cultural e religioso, iniciando-se com uma visita guiada e terminando com as celebrações religiosas. O filme pode ser visto todos os dias, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Entretanto, continua a decorrer o Concurso de Fotografia da Semana Santa. As informações sobre esta iniciativa podem ser obtidas no Espaço NET – Casa do Pelourinho, na rua Direita, em Óbidos. Regulamento do concurso no sítio da internet em www.obidos.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *