Portimão, Sociedade

Portimão estimula a criatividade dos jovens nas comemorações do 25 de Abril

No ano em que se assinala o 37º aniversário sobre a revolução do 25 de Abril de 1974, os jovens de Portimão marcam com a sua criatividade e expressão artística as comemorações da efeméride, de cujo programa se destacam a inauguração do Pavilhão Desportivo dos Montes de Alvor, após importantes obras de requalificação, e um espectáculo com o consagrado cantor Fernando Tordo.

Pela primeira vez, a imagem de divulgação das comemorações do 25 de Abril em Portimão foi desenvolvida pelos estudantes de Design do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, num desafio lançado à criatividade dos jovens, que foram convidados a reflectir sobre o significado deste marco histórico, sendo o cartaz oficial da autoria de Nikki Hall, aluna do 2º ano.

Todos os 22 trabalhos de design desenvolvidos poderão ser apreciados no espaço da Antiga Lota, no âmbito da exposição “Jovens criativos captam Abril”, na qual serão também divulgados diversos testemunhos sobre a Revolução dos Cravos, captados em vídeo nas ruas da cidade por alunos da ETIC_Escola Técnica de Imagem e Comunicação. A mostra será inaugurada no dia 20 às 19h00, com a presença de todos os jovens criadores, e ficará patente até ao dia 25, entre as 10h00 e as 20h00.

A música é outra das expressões artísticas a promover neste espaço, sob o mote ”Abril na Lota”, que nos dias 23 e 24 apresenta “Músicos de Portimão cantam Abril”, com a actuação de “FT 25” e “Liberdade! Liberdade!”, com Afonso Dias (23 de Abril às 21h30), e de “Q2” e “The Jemm” no dia seguinte, às 21h40.

Vários são os equipamentos municipais que servirão de palco para outras iniciativas que marcarão as comemorações da efeméride, como a Casa Manuel Teixeira Gomes, onde no dia 23 terá lugar, às 18h00, um concerto evocativo do 25 de Abril, pelo agrupamento “Os Barlaventinos”.

Por sua vez, o auditório do Museu de Portimão acolherá, no dia 24, um “Tributo a Zeca Afonso”, a cargo de Luís Antunes (voz e guitarra), Filipe Pereira (guitarra), Simeão Quedas (bandolim), Tiago Rêgo (percussão) e Marco Diogo, José Vieira e Nuno Batista (vozes).

Inauguração do Gimnodesportivo de Montes de Alvor

As cerimónias do dia 25 de Abril começam logo de manhã, com um conjunto de actos oficiais, que têm início às 09h00 com o hastear da bandeira na Praça 1º de Maio, com a participação da Sociedade Filarmónica Portimonense e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, seguido de arruada e largada de pombos.

Pelas 11h00 terá  lugar, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Portimão, a sessão solene com a intervenção dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, intercaladas por momentos musicais a cargo do Grupo Coral de Portimão.

A nível desportivo, o destaque vai para a VII Corrida da Liberdade, que vai juntar na Zona Ribeirinha de Portimão, a partir das 10h00, algumas centenas de atletas de todo o país e cujas inscrições podem ser realizadas até 23 de Abril na Associação de Atletismo do Algarve, estando disponíveis o regulamento e a ficha de inscrição em www.cm-portimao.pt.

A partir das 15h00, a festa popular chega à Zona Ribeirinha de Portimão, junto à Antiga Lota, com muita música, dança, folclore e animação para todos e contará com a participação do Grupo de Danças Guineenses da Associação de Guineenses e Amigos, do Rancho Folclórico da Figueira, do Grupo de Danças “As Estrelinhas” da Associação CAPELA, do Grupo Coral de Portimão, do Grupo de Danças Cabo-verdianas da Associação Cabo-verdiana Algarve, e do Grupo de Cantares “Amigos da Figueira”, havendo actividades para as crianças, com insufláveis e a actuação de palhaços.

O momento alto do dia será a inauguração, às 17h00, do Pavilhão Gimnodesportivo de Montes de Alvor, após importantes obras de requalificação que incluíram a execução de cobertura, a remodelação de bancadas e a aplicação de um novo piso com marcações para a prática do hóquei em patins e da patinagem artística, o que torna este pavilhão o único coberto no município que está preparado para acolher ambas as modalidades.

A intervenção, que representou um investimento de cerca de 498 mil euros, incluiu também o revestimento lateral e o sistema de iluminação, bem como a instalação de um sistema de segurança contra incêndios, estando o recinto dotado para o voleibol, futsal, andebol e basquetebol, e passando a constituir mais um espaço desportivo de apoio ao 1º Ciclo do Ensino Básico e aberto ao movimento associativo.

Para assinalar a inauguração deste renovado equipamento desportivo, está agendado um programa de actividades desportivas que irá marcar todo o dia, a partir das 10h00, com a realização de jogos de futsal e hóquei em patins, além de exibições de patinagem artística.

À noite, destaque para o espectáculo de Fernando Tordo, uma referência incontornável da música portuguesa, em especial no período pré e pós 25 de Abril quando fez parceria com Ary dos Santos, e que interpretará os seus maiores êxitos num espectáculo agendado para o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão e que começará às 21h30. Os bilhetes estão à venda no local ao preço unitário de 10 euros, com um desconto de 50% para portadores do Passaporte Sénior, do Cartão de Pessoas com Deficiência e do Cartão Jovem Municipal.

De referir ainda que, entre 20 e 25 de Abril, o município sairá à rua para comemorar a data através de um vasto programa de festividades organizado pelo dinâmico movimento associativo local e dirigido a toda a gente, dos mais pequenos aos mais idosos, com diversas actividades desportivas e artísticas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *