Cultura, Évora

Apresentação do documentário “À la Minuta” em Évora

A Câmara Municipal de Évora, através do Arquivo Fotográfico, apresenta no próximo dia 19 de Abril, pelas 21:30, o documentário “À la Minuta”, realizado por Vítor Moreira, na sede da Sociedade Recreativa e Dramática Eborense (antiga Mocidade). Esta será a primeira de um conjunto de seis apresentações deste documentário, que irá ser projectado nas sedes de algumas associações culturais e recreativas da cidade.

 

O documentário “À la Minuta” faz uma reconstituição do processo fotográfico conhecido por esse nome e serve de apoio a um projecto educativo do Arquivo Fotográfico da Câmara de Évora. O documentário teve a participação de Ananias José Pardal, que foi um dos últimos fotógrafos à la minuta de Évora, e cujo testemunho serviu de base à concretização deste projecto.

 

Os manuais da história da fotografia giraram, tradicionalmente, em torno de pouco mais de cem fotografias, todas elas consideradas obras-primas. Os novos discursos históricos sobre a fotografia defendem a inclusão de tudo aquilo que o cânone tradicional tem ignorado – os álbuns de família, o produto da actividade dos fotógrafos comerciais, as fotografias dos inúmeros amadores anónimos. Com efeito, nem todos os fotógrafos foram grandes artistas: a maioria só procurava ganhar honradamente alguns tostões em tempos de pobreza, fazendo-o, contudo, com verdadeiro instinto fotográfico.

 

A entrada é livre e as próximas apresentações terão lugar nas seguintes datas: dia 3 de Maio, às 21:30, na S.O.I.R. Joaquim António d’Aguiar; dia 10 de Maio, às 21:30, na Sociedade Harmonia Eborense; dia 20 de Maio, às 22:00, na sede da associação “Do Imaginário”; dia 27 de Maio, às 17:30, no Salão Nobre da Câmara; e dia 7 de Junho, às 21:30, na sede dos Cantares de Évora, nos antigos celeiros da EPAC.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *