Castro Verde, Cultura

Projecção do Documentário “A Cidade dos Mortos” – Castro Verde

No âmbito da XXI Quinzena Cultural Primavera no Campo Branco, o Fórum Municipal de Castro Verde recebe, no próximo dia 20 de Abril, pelas 21h30, a projecção do documentário “Cidade dos Mortos”, do realizador Sérgio Tréfaut.

 

“A Cidade dos Mortos”, no Cairo, é a maior necrópole do mundo. Um milhão de pessoas vive dentro do cemitério – em casas tumulares ou nos edifícios que cresceram em seu redor. Dentro do vasto El Arafa há de tudo: padarias, cafés, escolas e teatros de fantoches…

 

“A Cidade dos Mortos” estende-se por mais de dez quilómetros ao longo de uma autoestrada, mas não deixa de ser uma aldeia, com mães à caça de um bom partido para as filhas, rapazes a correr atrás das raparigas por entre as lápides e disputas entre vizinhos. Aqui, o funeral é uma rotina diária.

 

Neste último filme de Sérgio Trefaut, depois de “Lisboetas” (o mais premiado dos seus filmes), desvendam-se os ambientes daquele cemitério, onde vivos e mortos partilham o mesmo espaço.

O filme foi co-produzido por Portugal, Espanha e Egipto e apresentado em mais de 15 Festivais Internacionais. Foi vencedor do Grande Prémio da Documenta Madrid em 2010. Uma projecção a não perder do realizador luso-brasileiro Sérgio Tréfaut.

 

Org. CMCV.

ENTRADA LIVRE

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *