Cultura, Marinha Grande

Exposição “O Rapaz da Bicicleta Azul” na Marinha Grande

“O RAPAZ DA BICICLETA AZUL… um ano depois” é o título da exposição patente no átrio da Biblioteca Municipal da Marinha Grande, situada no Jardim Stephens, de 20 de Abril a 6 de Maio, no âmbito das comemorações do 37º aniversário do 25 de Abril de 1974. A entrada é livre.

 

O livro “O rapaz da Bicicleta azul”, de Álvaro Magalhães, foi distribuído no ano lectivo anterior por todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho. A análise ao livro realizada pelos alunos e professores em contexto de sala de aula culminou com a elaboração de trabalhos colectivos que integraram a exposição “O 25 de Abril visto pelas crianças”, que esteve patente ao público na Biblioteca Municipal em Abril de 2010.

 

Na sequência do trabalho já desenvolvido no ano lectivo anterior, a Biblioteca Municipal lançou este ano um novo repto aos professores e alunos do 3º e 4º anos, para que fosse dada continuidade ao livro, que traduzisse o conceito de Liberdade das crianças da faixa etária entre os 8 e os 10 anos.

 

Os trabalhos recebidos irão integrar a exposição “O RAPAZ DA BICICLETA AZUL … um ano depois”, que irá estar patente ao público no átrio de entrada da Biblioteca Municipal, de 20 de Abril a 06 de Maio.

 

Alguns dos trabalhos expostos estão disponíveis no blogue da Biblioteca Municipal, em http://bibliotecamunicipaldamarinhagrande.blogspot.com, na página  EXPOABRIL 2011.

 

Este livro foi escrito por Álvaro Magalhães e ilustrado por António Modesto, para o 30º Aniversário de 25 de Abril, sendo dedicado à memória do capitão Salgueiro Maia que, “um dia, colheu para nós a flor da liberdade”.

 

Álvaro Magalhães nasceu no Porto, em 1951. Começou por publicar poesia no início dos anos 80 e, em 1982, publicou o seu primeiro livro para crianças, intitulado “História com muitas Letras”. Desde então construiu uma obra singular e diversificada, que conta actualmente com mais de três dezenas de títulos e integra contos, poesia, narrativas juvenis e textos dramáticos. As suas obras para a infância, onde reina a força do imaginário e da palavra, são o produto de uma sensibilidade espiritualizada que reivindica a totalidade mágica da existência e apelam permanentemente à imaginação e ao sonho.

 

A exposição “O RAPAZ DA BICICLETA AZUL… um ano depois” pode ser vista na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, situada no Jardim Stephens, de 20 de Abril a 6 de Maio, de segunda-feira, das 09h00 às 18h00, e ao sábado, das 14h30 às 18h00.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *