Nisa, Sociedade

Aniversário da Revolução, Feriado Municipal e Dia de Romarias em Nisa

Na próximo segunda feira, 25 de Abril, o concelho de Nisa vai viver uma jornada de animação e convívio nas romarias que ocorrem em várias freguesias que coincidem com o feriado municipal (segunda feira a seguir e á Pascoa) e também, este ano, com as comemorações do aniversário da Revolução dos Cravos.

No âmbito das comemorações do 37º Aniversário do 25 de Abril, haverá pelas 8H30 uma alvorada de foguetes e às 9 horas a cerimónia de hastear da Bandeira Nacional no edifício dos Paços do Concelho com a participação dos eleitos locais, da Banda da Sociedade Musical Nisense, e do Corpo dos Bombeiros Voluntários de Nisa. Na ocasião ocorrerá uma largada de pombos seguindo-se uma sessão evocativa no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

À semelhança do que acontece por todo o Alentejo, a Segunda Feira de Páscoa é tradicionalmente um dia de romarias no concelho de Nisa.

As Romarias são motivo para que a afluam às freguesias os filhos da terra dispersos por outras zonas do país e na estrangeiro. O regresso por alturas da Páscoa tem motivações religiosas e também pela necessidade de reencontrar familiares e amigos e de fortalecer as raízes que os ligam ao sua terra natal.

Os romeiros irão afluir à ermidas de Nossa Senhora da Graça (Nisa), Nossa Senhora da Redonda (Alpalhão), Santo Amaro (Tolosa) e Santo António (Arês), num dia de salutar convívio, em que o sagrado e profano se cruzam e cuja ancestralidade cultural constitui uma forma que a população do concelho de Nisa utiliza para expressar aos santos a sua profunda devoção, num apelo de bênção e graças para momentos difíceis. Em todas as romarias ocorrerão celebrações religiosas com missas e procissões abrilhantadas por bandas filarmónicas. Nos espaços em redor das ermidas as famílias agrupam-se em piqueniques convivem e saboreiam as remendas.

Na Romaria de Nossa Senhora da Graça, haverá ao longo da tarde animação musical com actuações da Banda da Sociedade Musical Nisense e dos grupos de música popular Bombos de Nisa, Fora d’Horas e Domingos & Dias Santos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *