Penafiel, Sociedade

50 mil velas nas margens dos Rios Douro e Tâmega – Penafiel

As Endoenças, cerimónia de base religiosa ímpar no nosso país cuja tradição remonta há 300 anos, vai ter lugar no próximo dia 21 de Abril, sendo o ponto alto a procissão do Senhor do Passos iluminada por milhares de tigelinhas com velas colocadas ao longo das margens do rio.

O cenário de uma beleza indescritível, enquadra uma procissão religiosa secular, iluminando à luz de vela os lugares de Entre-os-Rios do concelho de Penafiel e a freguesia do Torrão no concelho de Marco de Canaveses, e ainda o lugar de Boure na margem esquerda do rio Douro, que pertence ao concelho de Castelo de Paiva.

A tradição de iluminar as margens dos rios com milhares velas, perde-se no tempo e só se conhece um evento religioso do mesmo género, na América Latina, que tenha conseguido juntar igualmente milhares de velas, mesmo assim num número muito inferior às 50 mil que iluminam a zona de Entre-os-Rios, no Concelho de Penafiel.

De acordo com a organização o recorde é uma realidade e serão efectuados contactos para o oficializar e registar, provavelmente já no próximo ano, junto do Guinness World Records.

Depois da procissão de Quinta-feira, dia 21, tem lugar na Sexta dia 22 de Abril às 15h00, a Procissão do Enterro do Senhor, da Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, para a Igreja Paroquial do Torrão.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *