Arouca, Sociedade

«Arouca Geopark» presente na criação do fórum português de geoparques

Comissão Nacional da UNESCO, Geopark Naturtejo e Arouca Geopark oficializaram hoje, 18 de Abril, o Fórum Português de Geoparques (FPG). A assinatura do memorando decorreu no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, na presença dos representantes dos Geoparques, do presidente da Comissão Nacional da UNESCO, do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e de outros convidados.

 

O FPG, à semelhança de outros fóruns nacionais tutelados pela UNESCO, pretende aprofundar o conhecimento entre os seus membros, incentivar um maior intercâmbio de experiências e definir condições, métodos e metas de trabalho conjunto. O alargamento a outros geoparques portugueses foi equacionado, desde que venham a fazer parte da Rede Europeia e Global de Geoparques, no futuro.

 

Coordenar iniciativas conjuntas dos Geoparques Portugueses, promover o desenvolvimento de novos Geoparques em Portugal (com base no apoio técnico e científico a novas candidaturas nacionais), reforçar a divulgação das redes internacionais de Geoparques e alargar a cooperação à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) são alguns dos objectivos do FPG.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *