Cultura, Reguengos de Monsaraz

Vila medieval de Monsaraz comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A vila medieval de Monsaraz é a localidade escolhida para as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no dia 18 de Abril, e terá várias iniciativas organizadas pelo Município de Reguengos de Monsaraz. Para assinalar a data, pelas 10h, haverá um workshop de pintura ao ar livre subordinado ao tema “Água: cultura e património”.
 
Coordenados pela professora e artista plástica Guilhermina Varela, cerca de duas dezenas de alunos da Escola Básica do 1º Ciclo da freguesia de Monsaraz vão pintar o património cultural e etnográfico da vila medieval, associando também os seus quadros à temática da água, devido à proximidade de Monsaraz ao Grande Lago Alqueva. Este workshop tem início no Largo Dom Nuno Álvares Pereira.
 
Durante todo o dia 18 de Abril haverá entradas gratuitas no Museu de Arte Sacra, em Monsaraz, famoso pelo Fresco do Bom e Mau Juiz, do final do século XV e descoberto em 1958. Também neste dia, a partir das 10h, realizam-se visitas guiadas em inglês, francês, espanhol e português para todos os turistas que visitem a vila medieval e que assim poderão conhecer melhor os principais monumentos de Monsaraz, beneficiando dos conhecimentos de um profissional habilitado.
 
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objectivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e conservação.
 
Para José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, “a escolha da vila medieval para a comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios está intimamente relacionada à sua importância e riqueza histórica, um primitivo castro pré-histórico sucessivamente ocupado por Romanos, Visigodos e Muçulmanos, e posteriormente uma povoação inicialmente conquistada pelo lendário Geraldo Sem Pavor, em 1167”. José Calixto refere que “com as iniciativas que a autarquia vai organizar, acredito que as crianças que vão participar no workshop e todos os turistas que nos vão visitar na segunda-feira fiquem a conhecer melhor Monsaraz e todos os seus monumentos”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *