Portimão, Sociedade

Portimão promove campanha de doação de medula óssea

No próximo dia 14 de Maio, entre as 11h00 e as 16h00, o Destacamento Territorial da GNR de Portimão recebe todos os interessados em participar numa campanha de doação de medula óssea. 

Os potenciais dadores, entre 18 e 45 anos, devem pesar pelo menos 50 kg e não ter recebido uma transfusão de sangue desde 1980, sendo este um processo simples e indolor, uma vez que apenas será retirado um pouco de sangue do braço do dador, como numa análise comum para testes de compatibilidade.  

Uma equipa de três elementos do CEDACE – Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão promoverá à colheita, com o apoio de três enfermeiros voluntários pertencentes ao Centro Hospitalar do Barlavento Algarve, sendo de referir que esta é a segunda iniciativa promovida por aquele Destacamento da GNR, tendo a primeira colheita contado com a participação de 280 dadores.

 
Doença grave que afecta indivíduos de qualquer idade, sexo, ou raça, numa determinada fase da leucemia poderá ser necessário um transplante de medula óssea, mas visto que o ser humano possui a capacidade de a regenerar, pode ser dador mais que uma vez e sem riscos.  

Esta dádiva ficará  em banco nacional e internacional, pelo que poderá contribuir para salvar alguém que sofra de leucemia, em qualquer parte do mundo. 

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, podendo ser solicitadas informações adicionais pelos seguintes contactos: 969 524 821 (Sónia Costa) ou onitacosta@hotmail.com.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *