Sociedade

Visita à foz do Rio Lis – Marinha Grande

A Câmara Municipal da Marinha Grande promoveu uma acção de sensibilização ambiental, à foz do Rio Lis, na Praia da Vieira, no dia 6 de Abril, no âmbito do projecto educativo “À Descoberta das 4 Cidades” e que, este ano, se subordina ao tema “Bicharada, Ervas & Companhia”.

A iniciativa envolveu as duas turmas da Escola do 1º ciclo do ensino básico da Praia da Vieira, que estão integradas no referido projecto e que envolve estabelecimentos de ensino dos municípios geminados de Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António.

A visita teve como objectivo dar a conhecer a fauna e flora do local e foi guiada por António Roldão, da OIKOS – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria.

O ambientalista convidado pela autarquia para dinamizar esta acção, apresentou exemplos de flora existente no local, explicou a importância das dunas e a função do paredão construído na foz. Foram observados os “Chorões da Praia” (bálsamo) e o Estorno, uma planta usada para segurar as areias.

No que respeita à fauna, as professoras apresentaram questões e foram informadas que, ocasionalmente, são encontrados alguns predadores que se deslocam à praia em busca do que o mar lhes trás.

Referiu a existência da “pulga-do-mar”, que se alimenta do sangue dos peixes, e sallientou a forte presença de tainhas, no mar. Em contrapartida, nas margens do rio existe um vasto leque de aves, como: Maçaricos, Tarambola, Garça-real, entre outros. Também existe uma grande variedade de peixes no rio, como são o caso: a Carpa, Ruivacos, Bordalos, Barbos, entre outros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *