Cultura, Portimão

Portimão comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios sob o lema “Água: cultura e património”

Portimão vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado ao mote “Água: cultura e património”, com diversas iniciativas, de que se destacam uma tertúlia, um passeio de barco e duas visitas guiadas.

No dia 16 de Abril, às 15h30, realiza-se no Centro Comunitário de Alvor a tertúlia “Salva-vidas: Cultura e Património”, onde serão abordadas questões relacionadas com as memórias passadas e os projectos para o futuro do barco salva-vidas que operou durante muitos anos a partir da barra de Alvor.

Serão oradores Renato Mendes, director geral do Mercado Municipal de Portimão, e José Pereira Duarte Lopes, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alvor, ambos naturais da vila e que falarão sobre o salva-vidas a remos de tipo dinamarquês, construído a partir de 1932 no estaleiro do Instituto de Socorros a Náufragos de Pedrouços e enviado para Alvor no ano seguinte, tendo prestado relevantes serviços até ser abatido em 1983.

Esta tertúlia culminará  com animação musical a cargo de artistas locais, podendo os interessados contactar o Gabinete para a Promoção e Divulgação do Património do Município de Portimão – Casa Manuel Teixeira Gomes, telefone 282458061, telemóvel 927246318, e-mail gabinete.patrimonio@cm-portimao.pt.

No dia 17, domingo, o Museu de Portimão e a EMARP propõem visitas guiadas à cisterna e exposições do Museu, seguindo depois os participantes para o antigo depósito de água da Boavista, construído no início do séc. XX e nunca aberto ao público.

As visitas gratuitas estão agendadas para as 10h00 e as 15h00, a partir do Museu de Portimão, podendo as inscrições ser feitas através dos telefones 282 405 230 / 235 / 265.

Ainda no mesmo dia, terá lugar um passeio de barco pelo rio Arade, a partir das 13h30, com visita guiada ao Moinho de Maré das Fontes de Estombar, onde será abordada a água enquanto pólo de atracção dos povos, civilizações e património ligado directamente às margens desta importante via fluvial. As inscrições, limitadas a 20 participantes, custam 5 euros e podem ser feitas através do telefone 282 458 061.

De referir que até  23 de Abril continua patente na Casa Manuel Teixeira Gomes a exposição “Avifauna na Lagoa dos Salgados – Albufeira”, do fotógrafo João Vinhas Reis, que resume parte do seu trabalho sobre este importante ecossistema.

Mais informações em: www.cm-portimao.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *