Cultura, Évora

Évora comemora o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios “Património Mundial”, que se assinala a 18 de Abril, é subordinado este ano ao tema “Água: Cultura e Património” e a Câmara Municipal de Évora preparou um programa especial de actividades culturais com vista à participação da população.
 
O programa das comemorações em Évora inicia-se no próximo dia 17 de Abril, domingo, com uma visita às Termas da Villa Romana da Tourega. A visita realiza-se em regime de boleias partilhadas e o ponto de partida é a Unidade Museológica CEA, na Rua do Menino Jesus, às 9:45. Esta iniciativa conta com o apoio do Grupo de Caminheiros de Évora.
 
A Unidade Museológica CEA preparou também um Peddy Papper Património da Água, no dia 18 de Abril, segunda-feira, dirigido aos jardins-de-infância. Pelas 9:30 o Peddy Papper decorre no Jardim-de-infância “Obra de São José Operário”, e depois às 10:30 e às 14:15 na Associação da Creche e Jardim-de-infância de Évora.
 
O projecto infantil “Todos p`ro nabo e nabo p`ra todos” também se irá deslocar aos jardins-de-infância nos dias 18 e 19 de Abril, pelas 10 horas. Esta actividade é dirigida a crianças com 3 e 4 anos e é desenvolvida pelo Núcleo Museológico da Casa da Balança.
 
A terminar as comemorações realiza-se uma visita guiada ao Aqueduto da Água de Prata, no dia 18 de Abril, com partida marcada no parque de estacionamento da Porta da Lagoa às15 horas, numa iniciativa do Posto de Turismo Municipal e da Direcção Regional da Cultura do Alentejo.
 
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios “Património Mundial” foi criado pelo ICOMOS a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objectivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e conservação.
 
Os interessados em participar nas actividades deste programa devem proceder à sua inscrição atempadamente, podendo a mesma ser efectuada por telefone ou junto dos serviços da câmara que as promovem.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *