Cultura, Póvoa de Varzim

Curso Livre de História, no Arquivo: inscrições abertas – P. Varzim

Estão abertas as inscrições, no Arquivo Municipal, até ao final do mês de Abril, para o Curso Livre de História subordinado ao tema “As linhagens medievais da Antiga Terra de Faria (entre Neiva e Ave)”.
O Curso será ministrado por José Augusto de Sotto Mayor Pizarro e irá realizar-se durante três quintas-feiras de Maio, dias 12,19 e 26, às 21h30, na sala de conferências do Arquivo Municipal. Destina-se todos os interessados pela temática e terá o custo de 15€ mediante inscrição prévia.
Conforme adiantou José Augusto Pizarro, “ao longo de três sessões serão evocadas as linhagens que se estabeleceram no território situado entre os rios Neiva e Ave a partir dos séculos XI-XII e que, desde então, juntamente com as instituições eclesiásticas e a Coroa, contribuíram decisivamente para a organização social e administrativa desse território, praticamente até aos nossos dias. A partir das Inquirições Gerais e dos Livros de Linhagens dos séculos XIII e XIV,  bem como da documentação da Chancelaria Régia dos séculos XIV e XV,  serão esboçadas, por um lado,  as linhas principais da implantação geral daquelas linhagens e definidas, por outro,  as trajectórias particulares das que mais significativamente se destacaram no espaço que hoje designamos como Concelho da Póvoa de Varzim”.
José Augusto Pizarro é Doutor em História Medieval pela Universidade do Porto (1988) e especializou-se em História da Nobreza Medieval Portuguesa. É Professor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde 1984 e é responsável pelas cadeiras de História Política na Época Medieval, História Medieval Peninsular e Genealogia e Heráldica, e de um seminário de pós-graduação sobre Nobreza Medieval Portuguesa. É Membro do Instituto de Documentação Histórica da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e sócio-efectivo fundador da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais, sócio de número do Instituto Português de Heráldica e académico correspondente no Porto da Real Academia Matritense de Heráldica y Genealogia. A par da actividade docente e de investigação tem publicado diversos trabalhos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *