Cultura, Óbidos, Sociedade

Semana Santa em Óbidos prepara-se para encher de Fé todos os visitantes

Óbidos continua a ser palco de celebrações de acontecimentos de índole histórico-religiosa. Evocando a Paixão e a morte de Cristo, a Semana Santa, que este ano se realiza entre 17 e 24 de Abril, atrai à Vila de Óbidos muitas pessoas, unidas pela devoção ou, simplesmente, por curiosidade cultural e turismo religioso.

Constituindo já  um ponto de atracção para milhares de pessoas de todo o mundo, Óbidos volta a evidenciar as suas raízes e tradições, numa semana em que a religião e a cultura se unem para a celebração da Paixão e da Morte de Cristo.

A visita guiada ao património religioso de Óbidos, os recitais, a exposição de Paula Clemente e o concerto do Quarteto de Cordas de Aveiro serão algumas das actividades que acontecem na programação cultural da Semana Santa. Outra das actividades em destaque organizadas para este período é o Concurso de Fotografia no âmbito da Semana Santa.

Este ano temos o visionamento do Filme: “Semana Santa de Óbidos, de 1963”, que consiste num documentário realizado pela RTP no ano de 1963, sobre as celebrações da Semana Santa na Vila. Este filme retrata todo o programa cultural e religioso, iniciando-se com uma visita guiada e terminando com as celebrações religiosas.

O primeiro momento religioso que antecipa a Semana Santa 2011, em Óbidos, acontece no próximo sábado, dia 16, com início às 21h30, com a Procissão da Mudança das Imagens. Cerimónia Religiosa que consiste na retirada das imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores da sua igreja de origem, para outro local.

Pela noite, sob luz de archotes, a imagem de Nossa Senhora sai da Igreja de Santa Maria, em cortejo, até à Igreja de Santiago; Enquanto a imagem de Nosso Senhor dos Passos, que fica guardada numa “maquineta” coberta de panos escuros, se desloca da Igreja da Misericórdia até à Igreja de Santa Maria. Estes dois percursos são feitos de modo a que as imagens nunca se cruzem e o final é na Igreja de Santiago.

Percurso da Procissão da Mudança das Imagens: Igreja da Misericórdia, Rua Padre Nunes Tavares, Porta da Vila, Rua Direita, Igreja de Santa Maria e Igreja de Santiago.

No Domingo de Ramos, dia 17 de Abril, às 15h00, no Museu Paroquial de São João, decorre a Bênção e Procissão dos Ramos. O cortejo vai até à igreja de Santa Maria onde, neste local, tem lugar a Missa de Ramos na Paixão do Senhor. Segue-se a Procissão do Senhor Jesus dos Passos (“Procissão do Encontro”). A deslumbrante Procissão dos Passos percorre as ruas sinuosas da vila sobre um tapete aromático e florido, resultado da Procissão dos Ramos, parando junto dos oratórios evocativos dos Passos da Paixão, até chegar à Igreja da Misericórdia. Como abertura no cortejo estará uma figura simbolizando o “gafaú”, que tem a cabeça coberta com um pano e transporta nas mãos um “serpentão” que anuncia à multidão a aproximação do condenado.

Nesta festa religiosa, pela primeira vez, as imagens de Maria e de seu Filho encontram-se em frente à Igreja de Santiago, tornando o momento forte em emoção (razão pela qual se chama a esta cerimónia a “Procissão do Encontro”).

Percurso da Procissão do Senhor Jesus dos Passos: Igreja de Santa Maria, Igreja da Misericórdia, Largo de São Pedro, Rua Josefa de Óbidos, Rua Direita, Rua Nova, Arco da Senhora da Graça, Rua do Vale, Rua D. João de Ornelas, Porta da Vila, Rua Direita e Igreja da Misericórdia.

Já na sexta-feira Santa, dia 22 de Abril, com início às 17h00, decorre a Via-Sacra pelas ruas de Óbidos. Às 21h30, tem lugar a Procissão do Enterro do Senhor. Esta é a celebração do caminho de Jesus para o Calvário, local onde foi sacrificado e onde deu a vida pelos homens. A procissão percorre algumas ruas tortuosas, dentro e fora das muralhas de Óbidos, parando junto de pequenos evocativos aos Passos da Paixão, culminando na Igreja da Misericórdia, onde se costuma encontrar armado um Calvário, representando a Montanha de Palestina, nas proximidades de Jerusalém, onde Jesus sofreu a crucificação.

Percurso da Procissão Enterro do Senhor: Igreja da Misericórdia, Rua Direita, Rua Nova, Rua do Vale, Rua D. João de Ornelas, Porta da Vila, Rua Direita e Igreja de São Pedro.

Programação religiosa e cultural em anexo.

Contactos:

Posto de Turismo de Óbidos

Tel. 262 959 231

E-mail: posto.turismo@cm-obidos.pt

Paróquia de Óbidos

Tel. 262 959 633

Email: paraquias.obidos@gmail.com

www.obidos.pt | www.cm-obidos.pt

Veja os vídeos da Semana Santa 2010 em www.obidos.tv

Link: http://www.obidos.tv/index.php?v=Njc3&p=pesquisa&txt=semana santa

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *