Cantanhede, Tecnologia

Representantes do sector da biotecnologia de oito países estão reunidos no Biocant Park – Cantanhede

«Com o Biocant Park, a Região Centro de Portugal conquistou uma posição de relevo nas redes internacionais de investigação científica e de transferência de tecnologia em biotecnologia», afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura, na sessão de abertura do “ShareBiotech Event: Facilities to Speed Up R&D and Innovation”, que decorre hoje, 12 de Abril, no Biocant Park. Acompanhado do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Alfredo Marques, o autarca foi o anfitrião de responsáveis de instituições e empresas do sector da biotecnologia na Região Atlântica, designadamente da Irlanda, França, Espanha e Portugal.

João Moura, que falava também na qualidade de Presidente do Conselho de Administração do Biocant Park, sublinhou «a importância da iniciativa inserida num projecto financiado pela Comunidade para melhorar o acesso a plataformas tecnológicas avançadas em Ciências da Vida para empresas – em particular as PME – e grupos de investigação que trabalham nas áreas da saúde humana, nutrição, agricultura / agro-alimentar, de cosméticos, biologia marinha e ambiente», adiantando «ser muito relevante o facto de se reunirem em Cantanhede representantes de entidades públicas e privadas de vários países para discutirem objectivos comuns numa área do conhecimento em que se colocam cada vez maiores desafios».

Para o autarca, «são evidentes as vantagens da cooperação e do aumento da disponibilidade das plataformas e parceiros relativamente a aspectos comuns dos projectos que desenvolvem».

Saber onde se situam algumas das dificuldades e constrangimentos que empresas e grupos de investigação enfrentam, equacionar soluções para ultrapassar essas dificuldades e constrangimentos, bem como identificar o perfil do know how existente em cada plataforma são algumas das questões para as quais os participantes no ShareBiotech Event procuram respostas e são aspectos que favorecem a cooperação técnica, a partilha de conhecimento e o alargamento das possibilidades de formação para investigadores. E, a este respeito, João Moura afirmou ter «fundadas expectativas de que os intervenientes no encontro saberão encontrar novas oportunidades para a dinamização de projectos de I&D e inovação no sector da biotecnologia».

O projecto ShareBiotech reúne no Biocant Park, em Cantanhede, políticos, grupos de investigação, empresas e outros stakeholders de Biotecnologia de todo o Espaço Atlântico. Este encontro é o primeiro evento de três a realizar no âmbito deste projecto e tem como principais objectivos criar fortes ligações entre os vários stakeholders das ciências da vida e apresentar uma rede de plataformas tecnológicas avançadas que possam ser disponibilizadas para o desenvolvimento de actividades de investigação e inovação de entidades públicas e privadas.

O evento vai ainda permitir conhecer as actuais necessidades identificadas no âmbito das regiões parceiras e terá um conjunto de conferências e workshops sobre tecnologias, tais como acesso a modelos de sistemas vivos, Bioinformática e análise de dados, e sobre Bioeconomia e desenvolvimento regional.

O projecto Europeu ShareBiotech – Sharing life science infrastructures and skills to benefit the Atlantic area biotechnology sector é uma parceria da qual o Biocant é membro. Nesta altura é liderada por duas instituições francesas, a Bretagne Innovation e a CRITT Santé Bretagne, e dela fazem parte vários outros parceiros de Portugal, Espanha e Irlanda.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *