Cultura, Nisa

lançamento do livro ” A Pastorícia em Montalvão – Um Património do Passado para um Futuro” em Nisa

    No dia 24 de Abril de 2011, às 17H00, na Casa do Povo de Montalvão (concelho de Nisa), vai ser lançado o livro com DVD intitulado “A PASTORÍCIA EM MONTALVÃO. UM PATRIMÓNIO DO PASSADO PARA UM FUTURO”, de Ana Maria Fraústo Diogo Correia de Paiva Morão e Rui Manuel Fraústo Diogo Correia.

    O livro/DVD é o resultado do projecto “Montalvão – Um Povo, uma História, Muitas Memórias” desenvolvido pelo Centro de Tradições Populares Portuguesas ‘Prof. Manuel Viegas Guerreiro’, unidade de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no sentido de investigar recolher, preservar e divulgar as práticas tradicionais e contemporâneas da pastorícia em Montalvão, e fruto do Acordo de Cooperação celebrado entre este Centro e Câmara Municipal de Nisa, com o objectivo geral de investigar o Património Imaterial deste Concelho.

    O projecto integrou duas vertentes. Uma delas era de carácter museológico e saldou-se numa Mostra Etnográfica, que esteve patente ao público na antiga escola primária de Montalvão, durante os meses de Setembro, Outubro e Novembro de 2009. A outra, de carácter audiovisual, resultou no livro acompanhado de documentário agora a ser lançado; este foi filmado em Montalvão e integra uma parte monográfica de contextualização (o rio Sever, a Igreja, a Misericórdia, as capelas, as ruas, o castelo, as touradas, a festa de Nossa Senhora dos Remédios) e outra parte dedicada à recolha das práticas, tradicionais e actuais, ligadas à pastorícia nesta zona (entrevistas e filmagens sobre o trabalho e a vida do pastor, a ordenha, os queijos, a tosquia, a habitação e o choço, a alimentação, os cães, os chocalhos, etc.).

    A sessão de lançamento conta com o apoio da Junta de Freguesia de Montalvão e terá a participação, além dos autores, da Presidente da Câmara Municipal de Nisa – Enga. Gabriela Tsukamoto, do Director do Centro de Tradições Populares Portuguesas, “Prof. Manuel Viegas Guerreiro” – Prof. Doutor João David Pinto Correia; do Eng. José Fernando Mata Cáceres; do Eng. João da Costa e da editora da “Apenas Livros”, Dra. Fernanda Frazão. 

   

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *