Cantanhede, Sociedade

Deposição de coroa de flores junto ao busto de Jaime Cortesão assinala aniversário do 25 de Abril em Cantanhede

O executivo da Câmara Municipal de Cantanhede irá assinalar o 37.º Aniversário do 25 de Abril com a deposição de uma coroa de flores junto ao busto de Jaime Cortesão, em Ançã. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Município de Cantanhede e da Junta de Freguesia de Ançã para prestar uma homenagem simbólica a um grande defensor da liberdade e uma das mais ilustres figuras da cultura e da política portuguesa do século XX.

Filho do médico, filósofo e professor da Escola Normal de Coimbra, António Augusto da Silva Cortesão e de Maria Norberta Cândida Zuzarte, Jaime Cortesão nasceu em Ançã, em 29 de Abril de 1884, e faleceu em Lisboa, no dia 14 de Agosto de 1960. Era médico como seu pai, mas notabilizou-se também noutros domínios, nomeadamente como historiador, intelectual, político e escritor.

Quanto à habitual cerimónia evocativa do 25 de Abril em Cantanhede, ela não se realiza, em virtude de nessa data haver o prolongamento dos festejos de Páscoa, o que constitui uma forte tradição na Cidade e na generalidade das freguesias do Concelho.

Sem a sessão solene, aliás à semelhança do que também se verifica na Assembleia da República e noutras instituições e autarquias do país, as habituais homenagens e distinções atribuídas pela Câmara Municipal nessa ocasião serão entretanto agendadas para data oportuna.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *