Desporto, Portimão

Portimão vai receber mais de mil jovens na Festa do Basquetebol

Entre 13 e 17 de Abril, Portimão vai receber pelo quinto ano consecutivo a Festa do Basquetebol Juvenil – Campeonato de Portugal Interselecções, na qual participarão mais de um milhar de jovens de ambos os sexos, nas categorias de cadetes e iniciados, a que se juntam algumas centenas de juízes, técnicos e dirigentes.
Os participantes, provenientes das 72 selecções distritais do país, convergem para a cidade no dia 13 numa caravana composta por 19 autocarros, estando prevista a chegada ao Portimão Arena entre as 17h30 e as 18h00. Em seguida, os jovens partem para a Praia da Rocha, deslocando-se depois para a Zona Ribeirinha de Portimão, a partir de onde serão acompanhados pela Fanfarra até ao Largo 1º de Maio, fronteiro aos Paços do Concelho.

A competição começa no dia 14 e serão realizados mais de 200 jogos ao longo de quatro dias, com jogos marcados para os pavilhões da Escolas Secundárias da Bemposta e Manuel Teixeira Gomes e das EB 2,3 Prof. José Buísel e D. Martinho Castelo Branco, e ainda para o Portimão Arena, onde às 21h30 do primeiro dia se iniciará a cerimónia de abertura da 5ª Festa do Basquetebol Juvenil.
As finais dos diversos escalões estão agendadas para o dia 17 às 10h00 no Portimão Arena, estando a cerimónia de encerramento e entrega de prémios marcada para as 12h00.

Componentes social e de formação

Para além da vertente competitiva, serão realizadas acções de formação para treinadores e juízes e iniciativas de solidariedade social e de promoção da modalidade.
No sábado, dia 16, os já tradicionais jogos de Live Basket realizam-se entre as 15h00 e as 19h00 na Marina de Portimão, com a disputa de torneios de 3×3 jogadores.
Outro aspecto que caracteriza esta grande festa juvenil prende-se com o contacto directo dos jovens com instituições de solidariedade social de Portimão, estando prevista para o dia 15, às 15h00, uma visita Centro de Acolhimento Temporário para Menores em Risco A Catraia, com a entrega de uma verba simbólica de 1.152 euros para apoio à actividade desenvolvida por esta entidade de apoio a meninas desamparadas.

A Câmara Municipal de Portimão é, desde a primeira edição, o principal patrocinador do evento, em conjunto com a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Associação de Basquetebol do Algarve e o Portimonense Sporting Clube.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *