Cultura, Portimão

Museu de Portimão galardoado na Alemanha com o “DASA – Prémio do Mundo do Trabalho 2011”

O Museu de Portimão venceu a primeira edição do “DASA – Prémio do Mundo do Trabalho 2011”, atribuído no passado dia 9 de Abril em Dortmund, na Alemanha, e que distingue o seu valioso contributo para o contexto histórico-social da região onde se insere. 

O júri internacional do prémio, que divulgou a sua decisão durante a conferência internacional organizada pela Academia Europeia de Museus e pela Fundação Luigi Micheletti, teve em linha de conta a profunda relação estabelecida no Museu de Portimão entre o homem e o trabalho, em particular no âmbito da comunidade local e pela forma como a mesma é representada na exposição de referência “Portimão – Património e Identidade”. 

A distinção é personificada numa escultura em bronze, assinada pela artista Barbara Wilhelmi, que será apresentada publicamente a partir de 15 de Maio próximo, aquando das comemorações que assinarão o terceiro aniversário do Museu de Portimão, marcadas para o período entre 14 e 18 de Maio. 

Um dos mais premiados do país, apesar de ainda não ter três anos de existência, este equipamento museológico foi agora distinguido como o melhor na área dos museus ligados ao trabalho, sendo ainda o único representante nacional nomeado para o “Prémio Micheletti” destinado ao Melhor Museu Industrial da Europa, e que nesta edição galardoou o Museu Industrial e Têxtil de Augsburg (Alemanha). Na ocasião foi ainda entregue o Prémio “EMA – European Museum Academy” ao Museu Galileo, de Florença (Itália). 

De referir que o Museu de Portimão, instalado numa antiga fábrica de conservas à beira do rio Arade, já havia sido distinguido em 2010 com o prémio “Museu Conselho da Europa”, tendo também recebido o prémio “Turismo de Portugal” em 2009 e uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, atribuída em 2008 pela Associação Portuguesa de Museologia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *