Oliveira de Azeméis, Sociedade

Pratos regionais de Oliveira de Azeméis candidatam-se às «7 Maravilhas»

São seis os pratos regionais que a Câmara de Oliveira de Azeméis apresentou ao concurso das «7 Maravilhas da Gastronomia», uma iniciativa que pretende promover o património gastronómico das várias regiões de Portugal.
Os pratos submetidos a concurso são o famoso pão de Ul, as papas de S. Miguel, a rojoada de Oliveira de Azeméis, o bacalhau com remoalho, as rabanadas de Cesar e os zamacois, na categoria de doce.
Os pratos mais representativos da gastronomia oliveirense concorrem pela região da Beira Litoral e serão submetidos ao júri do concurso que, numa primeira fase, irá seleccionar 70 pré-finalistas.
O painel de especialistas que decidirá quais os pratos vencedores terá em conta critérios ligados à genuinidade do receituário, à antiguidade gastronómica, á confecção com base em matérias-primas nacionais e ao facto dos pratos serem uma referência nos hábitos alimentares de uma ou mais regiões.
É ainda dado destaque à importância histórica e económica dos pratos, os eventos em que são consumidos, referências à realidade gastronómica e as particularidades dos recipientes, dos utensílios e das fontes de calor.
Após a promoção do património histórico e cultural, a entidade organizadora das «7 Maravilhas» quer eleger a gastronomia portuguesa, reconhecida no mundo pela sua diversidade, como factor de excelência nacional.
O município de Oliveira de Azeméis participa no concurso em todas as categorias admitidas decorrendo a selecção dos 70 pré-finalistas até ao dia 15 de Abril.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *