Évora, Sociedade

Évora “recupera” Caminho da Missa

O “Caminho da Missa”, um antigo percurso rural que ligava os principais centros de culto religioso da zona das “quintas” de Évora – Sr. dos Aflitos, S. Roque e N. Sra. do Espinheiro, foi recuperado pela Câmara Municipal de Évora, em colaboração com as juntas de freguesia do Bacelo e Canaviais, e no dia 17 de Abril (domingo) vai ser dado a conhecer através de um passeio. 

Com alguns dos troços antigos agora reabilitados de modo a reconstituir o trajecto tão próximo do original quanto possível, o “Caminho da Missa”, que também coincide em parte com o caminho medieval das “Cinco Cêpas”, faz também a ligação com a Ecopista e com o Percurso Ambiental da Água da Prata (Aqueduto). 

Para dar a conhecer à população o “Caminho da Missa”, que na sua extensão máxima corresponde a 10 quilómetros, foi criado um programa que prevê a realização do percurso a pé ou em bicicleta, sendo que a concentração é junto ao Hotel Convento do Espinheiro, terminando junto à igreja do Sr. dos Aflitos. 

O “Caminho da Missa”, com um grau de dificuldade baixo, foi, entretanto, alvo de um pedido de registo e homologação junto da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, o que permitirá uma maior divulgação junto das comunidades de caminheiros nacionais e internacionais. 

O programa do passeio inaugural, que conta com o apoio do Hotel Convento do Espinheiro, prevê também a realização de um piquenique popular junto à igreja do Sr. dos Aflitos, pelo que os interessados em participar deverão efectuar a inscrição, até ao dia 15, no Posto de Turismo Municipal (266 777 071), Junta de Freguesia de Canaviais (266 761 594) ou Junta de Freguesia do Bacelo (266 040 342). O valor mínimo da inscrição é 2,5€ a reverter a favor da CERCIDIANA. Chama-se a atenção dos participantes que o percurso prevê a passagem por três troços de estrada com circulação automóvel, pelo que se apela ao respeito pelas regras de segurança rodoviária. 

Concentração: Hotel Convento do Espinheiro 

– Caminheiros, junto à Igreja, 09h30

Visita guiada ao interior da igreja de N.ª Sra. do Espinheiro, 09h45

Partida: 10h00 

– Ciclistas, parque de estacionamento do Hotel (atrás da Igreja), 11h00

11h15, visita guiada ao interior da Igreja

Partida: 11h30

A organização disponibiliza viagem de autocarro para o Hotel Convento do Espinheiro aos caminheiros inscritos, entre as 14h00 e as 14h30.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *