Sociedade, Valongo

Agência para a Vida Local inova com “Pais, Mães e Companhia” – Valongo

Continuando a justificar a atribuição do Prémio Nacional de Excelência Autárquica, a Agência para a Vida Local (AVL) da Câmara Municipal de Valongo voltou a inovar. “Pais, Mães & Companhia” é o nome do novo projecto da AVL que visa promover o desenvolvimento de relações parentais, mas também criar um sistema de apoio a pais e mães ao nível da educação de crianças e jovens.

A primeira actividade deste projecto realiza-se no próximo dia 10 de Abril (domingo), pelas 10h30, no Fórum Cultural de Ermesinde, e consiste na promoção de uma sessão de esclarecimento/reflexão subordinada ao tema “Nutrição Infantil: a Boa e Má alimentação” e que contará com a presença de Solange Burri, consultora de alimentação de grupos de risco e dinamizadora do afamado blogue “babySol – apoio em alimentação”.

“Pais, Mães e Companhia”

O projecto “Pais, Mães & Companhia” tem por objectivo desenvolver competências parentais e co-parentais de homens e mulheres nas diferentes fases do desenvolvimento de crianças e jovens; promover a confiança parental; reduzir o stress e a ansiedade de pais e mães; criar um sistema de apoio a pais e mães ao nível da educação de crianças e jovens; bem como promover a conciliação entre a vida pessoal, familiar e pessoal.

Com o objectivo de promover a análise, reflexão e discussão de valores, atitudes e práticas parentais de educação, a Agência para a Vida Local vai dinamizar uma série de acções de promoção de competências que contarão com a presença de especialistas nas diversas áreas. Tendo como público-alvo pais e mães, pessoas adultas que exercem responsabilidades parentais, bem como homens e mulheres que desejem desenvolver competências e conhecimentos na área da parentalidade, as acções de promoção iniciam já no próximo dia 10 de Abril.

As sessões de análise e reflexão realizar-se-ão sempre no Fórum Cultural de Ermesinde aos segundos domingos de cada mês, com a excepção de Agosto e Setembro. Estão já agendados os seguintes temas:

  • Nutrição Infantil: a Boa e a Má Alimentação
  • (In)segurança Infantil: Quando as crianças desaparecem
  • Vem aí um/a mano/a: o que fazer com os ciúmes?
  • N(amor)o Im(perfeito)
  • “Afinal, vim de cegonha ou da barriga da mãe?!”
  • Divórcio: oportunidade de crescimento da criança?!
  • Neste Natal: Uma bola para o Manel (?!) Uma boneca para a Joana(?!)

A participação é  gratuita mas a inscrição obrigatória. Deve ser efectuada na Agência para a Vida Local até às 12h da sexta-feira que antecede a realização da actividade.

De destacar que a Agência para Vida Local disponibilizará, nos dias das acções, o Espaço Infantil Imediato para acolher as crianças, garantindo que pais, mães e outras pessoas adultas que desejem participar nas acções tenham onde deixar as suas crianças durante o período em que a actividade se desenvolve. As crianças serão acompanhadas por uma técnica com formação adequada e realizarão actividades promotoras do desenvolvimento e cativantes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *