Lousã, Sociedade

10.ª Semana da Juventude – Actividades com muita participação na Lousã

A Câmara Municipal da Lousã encontra-se a promover, desde o dia 01 até ao dia 10 de Abril, a 10.ª edição da Semana da Juventude, sendo de realçar a forte participação que se tem registado em todas as actividades realizadas até ao momento.
 
No primeiro dia, 01 de Abril, o Salão da Sociedade Filarmónica Lousanense, acolheu um Sarau Solidário organizado por alunos do 12.º ano da Escola Secundária da Lousã e que contou com actuação das Bandas Lousanenses “Senso Comum” e “Rockosfera”.
 
Já no dia 02, Sábado, no Parque Municipal, organizada pelo Instituto Português do Sangue – Centro Regional de Sangue de Coimbra, decorreu mais uma colheita de sangue, sendo de destacar também o elevado número de dadores de todas as idades que participaram na iniciativa.
 
No dia 03, no âmbito do Projecto Caminhadas 2011, a Câmara Municipal, em parceria com a Secção de Caminheiros do Montanha Clube, promoveu uma Caminhada na Serra que contou com a presença de perto de uma centena de participantes que, para além da caminhada, puderam disfrutar de um “Show Cooking” em plena Serra da Lousã que foi do agrado geral.
 
Na Segunda-Feira, dia 04, às 16h30, o Auditório da Biblioteca Municipal acolheu um Workshop sobre Reciclagem, organizado em parceria com a Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra e com a Escola Secundária da Lousã e que lotou o Auditório. Pelas 21h, no mesmo local e organizado pelo COJ da Escola Secundária e pelo ATL da EB 2/3 no âmbito do Projecto “Agir é Prevenir”, teve lugar uma Sessão de Cinema com o filme “A turma”, seguindo-se um debate sobre as problemáticas dos desvios comportamentais e das dependências.
 
Já na 3.ª feira, dia 05, a Pousada de Juventude acolheu o Workshop “Trilhos”, organizado pelo COJ da Escola Secundária e ATL da EB 2/3, com o apoio do IDT – Instituto da Droga e Toxicodependência. Esta iniciativa abordou diversas temática, nomeadamente o álcool, drogas, tabagismos, entre outras e foi muito participada.
 
No mesmo dia, a Escola Secundária acolheu uma acção de formação sobre o uso da calculadora gráfica, uma aula de robótica e ainda a visita do escritor João Tordo.
 
À noite realizou-se na Pousada de Juventude uma edição do “Conversas Com”. Tendo como convidados 3 empreendedores locais, Pedro Baeta, José Redondo e Orlando Ferreira. O debate foi bastante participado tendo sido debatidas outras problemáticas para além do empreendedorismo, como o 1º emprego e as condições de trabalho.
 
Na 4.ª feira, a Escola Secundária da Lousã acolheu o Workshop “Objectivos do Milénio”, ao passo que no Auditório da Biblioteca teve lugar o workshop “Voluntariado”, que teve uma forte participação e onde foram abordados temas como a mobilidade juvenil, as diversas Associações que acolhem voluntários, projectos locais e também foi possível ouvir o testemunho de dois jovens voluntários estrangeiros que se encontram no nosso país no âmbito do SVE – Serviço Voluntário Europeu.
 
Durante a tarde este espaço acolheu mais duas acções. A primeira foi um workshop de “Língua Gestual Portuguesa”, leccionado por alunos e professores da Escola Superior de Educação e que lotou por completo o Auditório e a segunda um palestra sobre tráfico de seres humanos, intitulada “Não estás à venda”, organizada pelo SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e pela ACTIVAR.
 
À noite na Pousada de Juventude foi promovida uma sessão sobre “Precariedade no trabalho”, onde para além de uma pesquisa realizada por uma aluna da Escola Secundária, foi também apresentada uma tese de mestrado sobre as condições de trabalho nos “Call Center´s”.
 
Hoje, Dia Mundial da Saúde, serão promovidas diversas iniciativas que abordaram esta temática, com especial destaque para a Caminhada Urbana de Comemoração do Dia Mundial da Saúde que sairá do edifício da Câmara Municipal pelas 20h30m.
 
Amanhã tem início, no Parque Municipal de Exposições, a Mostra de Actividades Juvenis que decorrerá até Domingo.
 
Exposições, demonstrações, Festa do Livro e do Saber, Fórum Educação, actuações musicais e desfile de moda serão algumas das actividades promovidas no âmbito desta iniciativa.
 
A inauguração oficial da Mostra de Actividades Juvenis ocorrerá amanhã, pelas 11h.
 
Segundo o Vice-Presidente, Luís Antunes, “atendendo à forte participação verificada em todas as actividades já efectuadas, ao envolvimento dos jovens e das Escolas e à qualidade das actividades propostas, a expectativa da Autarquia para os restantes dias é elevada, prevendo-se uma forte participação e envolvimento na Mostra de Actividades Juvenis”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *