Oliveira de Azeméis, Sociedade

Moinhos de Oliveira de Azeméis abertos a visitas e a actividades

O Parque Temático Molinológico (PTM), na freguesia de Ul, é o local onde a câmara de Oliveira de Azeméis terá concentradas as acções com que vai assinalar o Dia Nacional dos Moinhos, a 07 de Abril, e o Dia dos Moinhos Abertos, nos dias nove e dez.
Esta quinta-feira o programa é destinado à comunidade escolar incluindo visitas aos moinhos e ao museu do moinho e do pão.
No fim-de-semana o PTM é aberto a todo o público que poderá assistir, no sábado, à projecção de filmes sobre a vida dos moleiros e das padeiras, visitar os moinhos e ver a moagem de cereais.
No domingo, as actividades incluem uma mostra de artesanato e visitas ao museu, moinhos e padaria. Em todos os dias é possível o público adquirir pão de Ul.
O Dia Nacional dos Moinhos visa chamar á atenção dos portugueses para o valor patrimonial dos moinhos tradicionais. Segundo a organização, 137 unidades e 68 núcleos moageiros de 45 municípios, incluindo Oliveira de Azeméis, estarão este ano abertos ao público
«Este dia poderá também servir para identificar problemas e oportunidades, germinar projectos e ideias, ou mesmo levar a cabo pequenas beneficiações com a participação de activistas e visitantes que o pretendam, preservando os moinhos e criando dinâmicas de desenvolvimento em torno deles», afirmam os responsáveis da iniciativa, a Rede Portuguesa de Moinhos e a TIMS, Secção Portuguesa da Sociedade Internacional de Molinologia.
As actividades molinológicas em Oliveira de Azeméis são retomadas no dia 18 de Abril, no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a partir das 10h00 sob a temática «Água: cultura e património».
As actividades iniciam-se com uma visita ao Museu Museológico do Moinho e do Pão, seguida da realização de uma oficina pedagógica. As duas acções repetem-se da parte da tarde, a que se junta a actividade «À descoberta do projecto Rios».
Ao longo do dia não vai faltar o pão e regueifas de Ul, degustação apreciada pelos oliveirenses e por quem visita o Parque Temático Molinológico.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *