Cultura, Educação, Lamego

Concurso E-Poeta premiou jovens autores de Lamego

A Biblioteca Municipal de Lamego voltou a desafiar os jovens alunos do concelho a utilizarem, com criatividade e imaginação, o seu computador Magalhães para participarem no concurso E-Poeta que assinalou o Dia Mundial da Poesia. Pela primeira vez, esta iniciativa, para além de abranger as escolas do 1º ciclo, foi também aberta à participação dos alunos do 2º ciclo e contou com a colaboração das bibliotecas escolares locais.

O júri constituído por Manuela Vaquero, Fernando Marado e César Carvalho avaliou 120 trabalhos submetidos a concurso, tendo distinguido pela sua originalidade e pelos elementos de linguística, ortografia e concordância os poemas do 2º ano Querido Pai, Meu Querido Pai e O Meu Pai, da Escola EB1 nº1 de Lamego. Do 3º e 4º anos foram seleccionados os poemas Matemática, É Preciso Brincar e Amigos, também apresentados pelos alunos da Escola EB1 nº1, Quero Ser (Escola EB1 nº2), O Meu País (Centro Escolar de Lamego-Sudeste) e O Meu Pai (Centro Escolar de Lamego-Sul). Por último, o poema O Amor da Escola EB 2,3 foi o escolhido do conjunto de trabalhos do 5º e 6º anos.

Durante a sessão pública de entrega dos prémios aos jovens autores, Marina Valle, Vereadora com os pelouros da Educação, Acção Social e Cultural da Câmara Municipal, considerou que a criação desta iniciativa é “importante para despertar o gosto pela leitura e pela poesia”. “Todas as crianças que participaram foram vencedoras, pois escrever não é uma coisa simples. É uma tarefa difícil, porque para além de ser necessário organizar o pensamento, é preciso expressar sentimentos e emoções”, justifica.

De carácter lúdico e divertido, o concurso E-Poeta, visa estimular a cultura da escrita e fomentar hábitos de leitura junto das camadas mais jovens. A temática dos trabalhos apresentados, em verso, é livre. Para o ano está prometida a realização de mais uma edição para voltar a celebrar o Dia Mundial da Poesia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *