Seixal, Sociedade

Comemorações do Dia Mundial da Saúde no Seixal

No âmbito do Dia Mundial da Saúde, celebrado a 7 de Abril, o Seixal preparou três iniciativas para comemorar este dia, que se realizam nos dias 7 e 8 de Abril.
 
No dia 7, quinta-feira, entre as 10 e as 12.30 horas, a Escola Secundária Dr. José Afonso organiza, no Núcleo Urbano Antigo do Seixal e na Frente Ribeirinha, o 1.º PEDDY PES – Peddy-Paper da Saúde, uma iniciativa dirigida a encarregados de educação e alunos, que pretende sensibilizar a comunidade educativa para a importância de hábitos de vida saudáveis.
O regulamento desta iniciativa pode ser consultado em http://projectodesaude.blogspot.com/.
 
Na sexta-feira, dia 8, a partir da 9.30 horas, vão ser entregues na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira os prémios do Concurso de Foto Digital Hábitos de Vida Saudável, Alimentação e
Actividade Física. Esta iniciativa integra-se na actividade Mundos da Nossa Escola, que tem como objectivo abrir a escola à comunidade.
 
Ainda nesta data, estão previstas várias acções ligadas à temática da alimentação: colóquio para pais, dinamizado pela Adexo, bancas para medição de tensão arterial e índice de massa corporal e rastreios vários, workshops de alimentação saudável, concurso de sopas, entre outras.
 
Nestes dois dias, a viatura Saúde sobre Rodas vai andar pelos bairros comunitários do concelho a fazer a distribuição de folhetos sobre saúde e promoção de hábitos de vida saudáveis.
Esta é uma acção desenvolvida pela Câmara Municipal do Seixal e pela Unidade de Cuidados da Comunidade do Seixal.
 
Este ano, o Dia Mundial da Saúde promove o tema «Resistência aos antimicrobianos: se não actuarmos hoje, não haverá cura amanhã».
 
O Dia Mundial da Saúde procura sensibilizar as populações mundiais para a importância de diversos temas relacionados com a saúde.
 
 
Saúde sobre Rodas promove hábitos de vida saudáveis
Saúde sobre Rodas é o nome de um projecto de intervenção comunitária que pretende levar os cuidados de saúde às populações carenciadas e com mais dificuldades no acesso aos mesmos.
 
É dinamizado através de uma unidade móvel, disponibilizada pela Direcção-Geral de Saúde ao Hospital Garcia de Orta, actualmente ao serviço deste projecto para intervir em todo o concelho do Seixal.
 
Esta unidade móvel encontra-se apetrechada com equipamentos e consumíveis adequados à prestação de diversos cuidados médicos e de enfermagem, sendo as actividades na área da saúde dinamizadas por técnicos dos centros de saúde do Seixal.
 
A Câmara Municipal do Seixal, além de comparticipar nos custos gerais, disponibiliza uma técnica da Divisão de Acção Social para apoio e articulação com as instituições da área social.
 
Este projecto representa uma forma inovadora de prestar apoio comunitário, unindo a vertente da saúde e a vertente social e funciona como um importante complemento do trabalho já desenvolvido pelos centros de saúde e por outras instituições locais no âmbito da intervenção comunitária.
 
 
 
Dia 10 de Abril, das 9.30 às 12.30 horas
Caminhada da Primavera
Integrada nas comemorações do Dia Mundial da Saúde está também a Caminhada da Primavera, que tem lugar no dia 10 de Abril, entre as 9.30 e as 12.30 horas, na freguesia de Amora.
 
Esta é uma iniciativa enquadrada no Projecto Seixal Saudável, através da qual poderá aliar o prazer de se exercitar em contacto com a Natureza com a energia de um grupo que pretende promover a saúde e o bem-estar.
 
Esta caminhada, direccionada para o público em geral, tem como ponto de partida a Quinta da Princesa, junto ao Grupo Desportivo e Cultural. Aí, será visitado um núcleo de hortas urbanas, com acompanhamento dos técnicos da Divisão de Ambiente.
 
O percurso passa ainda pela Quinta da Atalaia e termina na Frente Ribeirinha de Amora, junto ao coreto, onde será realizada uma sessão de relaxamento e distribuído um lanche saudável.
 
As inscrições para participar na caminhada são gratuitas e podem ser feitas em www.cm-seixal.pt ou pelo e-mail seixalsaudavel@cm-seixal.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *