Sociedade

Trio da saúde regressa à EXPONOR para novo exame de vitalidade

O “check-up”  é bienal. E, desta vez, acontece de 5 a 8 de Maio, na EXPONOR. Falamos da NORMÉDICA – Feira da Saúde (12.ª edição), da AJUTEC – Feira Internacional de Ajudas Técnicas e Novas Tecnologias para Pessoas com Deficiência (13.ª edição) e do Salão de Saúde e Bem-estar (3.ª edição), que têm a prova de esforço organizativa já em marcha (todos os pormenores em www.normedica.exponor.pt ou www.ajutec.exponor.pt).

A primeira é há cerca de duas décadas escaparate de referência do sector da saúde em Portugal, ao passo que o percurso da AJUTEC posiciona-a como o pólo agregador das mais recentes novidades em ajudas técnicas e novas tecnologias para pessoas com deficiência – uma realidade que, segundo os Censos de 2001, do Instituto Nacional da Estatística, afecta cerca de 640 mil portugueses (6,4 por cento da população, portadora de pelo menos uma deficiência), sem contar com a população idosa, com necessidades específicas, e pessoas temporariamente incapacitadas ou afectadas por reumatismo.

Quanto ao Salão de Saúde e Bem-estar, exibe desde 2007 uma multiplicidade de propostas (englobando produtos, equipamentos e serviços) que pretendem contribuir para um modo de vida cada vez mais saudável e com qualidade acrescida. É uma exposição de largo espectro e com um interesse abrangente, que beneficia em estar integrado num momento direccionado para a saúde.

O trio ressurgirá com algumas novidades e uma delas é o seminário sobre Emergência Pré-hospitalar, a 7 de Maio, no Centro de Congressos da EXPONOR, numa organização da Liga dos Bombeiros Portugueses e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Bombeiros em acção…

Mas os exteriores da Feira Internacional do Porto fazem igualmente parte dos acontecimentos. Receberão dois exercícios de simulação que terá como protagonista uma corporação de bombeiros, com a demonstração de um desencarceramento e de uma imobilização resultantes de um hipotético acidente rodoviário.

Em agenda está também um concurso de manobras de cadetes dos bombeiros. O Comando Operacional Distrital (CODIS) do Porto irá coordenar ambas as operações.

A reflexão e o debate estendem-se a outros temas. Um deles é a logística hospitalar (a 5 de Maio), sob dinamização da revista “TecnoHospital”. A Associação Portuguesa de Doenças Neuromusculares, por seu turno, promoverá uma abordagem multidisciplinar sobre as doenças neuromusculares (6 de Maio) e uma outra que versará sobre as utopias e/ou realidades em volta das vidas afectadas pelas doenças deste calibre.

A revista “Sinais Vitais”, por sua vez, desenvolverá um simpósio que coloca a enfermagem no centro dos novos desafios (dias 6 e 7), ao passo que o Instituto Português de Naturologia organiza o III Congresso Ibérico de Medicina Natural, a 7 de Maio, subordinado ao tema “A Medicina Natural nos Cuidados Básicos de Saúde”.

… e Fundação Salvador em sensibilização

O trio de eventos conta igualmente com os préstimos da Associação dos Doentes Renais do Norte de Portugal, que fará diversos rastreios clínicos durante o funcionamento do certame. O portal electrónico www.ajudas.com volta a colaborar com a EXPONOR, que contará também com a presença da Fundação Salvador, numa participação de sensibilização e divulgação de actividades.

Nas últimas cinco edições (de 2001 a 2009), o trio de eventos composto pela NORMÉDICA, pela AJUTEC e pelo Salão de Saúde e Bem-estar congregou o melhor da oferta comercial de 1.094 empresas (uma média de 219 expositores directos por edição), tendo recebido um global de 65.400 visitas (13.080 por feira).

A indústria portuguesa que se dedica à produção de equipamentos, dispositivos médicos e ajudas técnicas contribui já com quase um por cento para o Produto Interno Bruto nacional e é tido como um sector de enorme potencial exportador. E a tal realidade não será alheia a visita de um conjunto de empresas gaulesas, promovida pela Embaixada de França em Portugal, com o intuito de estabelecer contactos com potencial de negócio.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *