Seixal, Sociedade

Seixal comemora Dia Nacional dos Moinhos

O Seixal celebra o Dia Nacional dos Moinhos, que se comemora no dia 7 de Abril, quinta-feira, e o fim-de-semana dos Moinhos Abertos (9 e 10 de Abril), através de um programa de iniciativas a desenvolver no Moinho de Maré de Corroios até dia 10 de Abril.
Do programa destacamos a apresentação da exposição “Moinhos de Maré do Ocidente Europeu”, que estará patente ao público no Moinho de Maré de Corroios até ao final de Outubro de 2011.

Produzida no âmbito de um projecto internacional coordenado pelo Ecomuseu Municipal do Seixal e apoiado pelo Programa Cultura 2000 da Comissão Europeia, esta exposição encontra-se em itinerância na Europa desde Outubro de 2005, tendo sido apresentada até ao momento em cerca de 40 locais distintos, onde foi vista por mais de 80 000 visitantes.

Centrando-se nos resultados de projectos de investigação, conservação, reabilitação e divulgação de moinhos de maré existentes no espaço europeu, a exposição, que é apresentada no município do Seixal pela primeira vez, aborda aspectos relacionados com a difusão e implantação geográfica destas estruturas, as suas tipologias e modo de funcionamento, a diversidade de utilizações e a valorização patrimonial destes testemunhos.

A sua circulação visa estimular a preservação de uma herança comum a diversos países do Ocidente europeu – os moinhos de maré –, valorizando estes elementos patrimoniais pelo seu valor técnico, histórico, económico e ambiental.

O Dia Nacional dos Moinhos é assinalado por iniciativa da Rede Portuguesa de Moinhos, contando com o apoio da Sociedade Internacional de Molinologia (TIMS) e com o envolvimento activo de inúmeros proprietários, moleiros, autarquias, entusiastas e amigos dos moinhos, visando sensibilizar para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais.

Programa

De 7 a 10 de Abril, quinta-feira a domingo
Comemoração do Dia Nacional dos Moinhos e Dias dos Moinhos Abertos
Núcleo do Moinho de Maré de Corroios do Ecomuseu

Dia 7 de Abril, quinta-feira
18 horas
Inauguração da exposição Moinhos de Maré do Ocidente Europeu
Diversos horários
Ateliês e visitas temáticas
Para público escolar, ATL e outros grupos organizados

Dia 9 de Abril, sábado
15 horas
Um Perna-Longa no Moinho
Visita temática para famílias

Dia 10 de Abril, domingo
14.30 horas
A Pé, do Moinho de Maré de Corroios à Ponta dos Corvos
Visita temática para público juvenil e adulto

15 horas
Dominó dos Cereais
Visita temática para famílias
Núcleo do Moinho de Maré de Corroios

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *