Cultura, Odivelas

RECILATA animam Odivelas

O concelho de Odivelas recebeu na passada 5ª feira, dia 31 de Março, a primeira actuação pública do grupo RECILATA.

 

Num Seminário, promovido pelo Centro Comunitário Paroquial de Famões, através do Contrato Local de Desenvolvimento Social, onde se discutiu Inovação Social e os contributos para a inovação, o Grupo RECILATA trouxe a Odivelas um exemplo de inclusão social.

 

O Grupo RECILATA é um projecto inovador o ATL da Escola Básica do 1.º Ciclo n.º 4 de Famões (Quinta das Pretas) e conta com a actuação de 19 crianças e participação de um total de 40, entre os 5 e os 11 anos de idade.

 

A Presidente da Câmara Municipal, Susana Amador, aplaudiu a iniciativa, atribuindo à Cooperação (Estado, Autarquias, Empresas e Organizações Sociais) a palavra-chave para a Coesão Social, a Equidade e a Igualdade de Oportunidades. Considerou que “os Recilata são algo completamente inovador na vertente social, constituindo uma das formas criativas de demonstrar como a Escola Pública é um dos actores fundamentais no crescimento e desenvolvimento dos cidadãos de amanhã. É possível praticar inclusão mesmo em tempo de crise económica, e o grupo Recilata passa a ser uma Referência”.

 

Os RECILATA, são crianças de nacionalidade portuguesa, brasileira, angolana, cabo-verdiana e cubana, que tocam o que vulgarmente é conhecido no Brasil como “bate-Lata”.

 

A Câmara Municipal de Odivelas conta para já com uma nova actuação dos RECILATA no concelho, em Maio, integrando o Grupo na III Bienal de Culturas Lusófonas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *