Óbidos, Sociedade

Entrega de prémios reconhece mestria de todos os participantes no evento – Óbidos

A Passagem de Modelos com Chocolate, com a presença da conhecida dupla de estilistas nacional Storytailors, a Gastronomia Criativa, com alguns dos melhores Chefs portugueses de cozinha, as Esculturas em chocolate do Património Histórico de Óbidos, o espaço da Valrhona e do Intermarché, patrocinadores oficiais do festival, o Cake Design, o espaço Chocolate Lounge e Gourmet foram, sem dúvida, as grandes atracções do evento.

No entanto, também neste Festival decorreram os habituais concursos: Concurso Internacional de Receitas de Chocolate, Concurso Chocolatier Português do Ano e Concurso de Montras de Chocolate.

Para o público em geral existiram os Cursos de chocolateria. Nesta edição, e pela primeira vez, com 3 níveis. Realizaram-se ainda outras actividades como o Body Painting e Ementas de Chocolate – elaboração de pratos especiais pelos restaurantes do Concelho todos com

chocolate.

Pensada para a participação dos mais novos neste evento, a Casa de Chocolate das Crianças proporcionou aos mais pequenos diversas actividades: decoração de bolachas, actividades de cozinha e teatro de fantoches. Um espaço que deliciou os miúdos. Vindos das escolas de todo

o País.

No passado sábado, dia 2 de Abril, realizou-se na Cerca do Castelo, a “Choco Night Fest”. Um momento de convívio entre todos os participantes neste festival e o público em geral.

Durante o evento, decorreu o lançamento da cerveja Sagres Preta de Chocolate. A Sagres realizou uma iniciativa na tenda dos concursos. Foram feitas peças, todas em chocolate, para serem fotografadas para o site que a Central de Cervejas está a preparar, a propósito da

Sagres com Chocolate.

Recorde que, a organização do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos (FIC) foi, no passado dia 24 de Março, ao treino da tarde da Selecção Nacional de Futebol, oferecer chocolates ao seleccionador nacional, ao capitão da equipa e aos jornalistas presentes. A

equipa portuguesa estagiou por esta ocasião em Óbidos.

O FIC associou-se, também, no passado sábado, dia 26 de Março, à iniciativa Hora do Planeta 2011. Toda a iluminação da Cerca do Castelo, onde decorreu o evento, foi reduzida ao máximo entre as 20h30 e as 21h30.

Resultados dos Concursos do Festival de Chocolate:

No passado sábado, dia 2 de Abril, decorreu na Cerca do Castelo a Cerimónia de entrega de prémios dos vários concursos do IX Festival Internacional de Chocolate de Óbidos.

O Concurso de Esculturas de Chocolate teve como tema, este ano, o “Património Histórico de Óbidos”. Verdadeiras obras artísticas em chocolate, realizadas por profissionais da área alimentar, que mostraram as suas perícias na área da doçaria e chocolateria.

Com cada vez maior dimensão e criatividade, o Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar da Pontinha deliciou todos os visitantes com reproduções dos pontos mais visitados e relembrados da vila, desde o Castelo à Igreja de Santa Maria.

Foram Vencedores, por Categorias:

Prémio Mestria – Portas da Vila

Dário Godinho, Paulo Nunes, Alexey Kiselev e Bruno Lopes

Prémio Impacto – Castelo de Óbidos

Vítor Amaral, Luís Ferreira, Jorge Rodrigues e Fátima Sá

Prémio Fidelidade – Santuário do Senhor Jesus da Pedra

Patrício Cantecali, Henrique Leitão, António Costa e João Mateus

Prémio Criatividade – Igreja de Santiago

Eurico Ferreira, Nelson Vicente, Jorge Silva e Carlos Videira

Prémio Especial do Júri – Igreja de Santa Maria

Alexander Efimov, António Pires e Bruno Ferreira

Todas as esculturas foram realizadas sob a supervisão do Director Técnico do Festival, Vítor Nunes, e do seu Adjunto, Manuel Gomes.

O Concurso Internacional de Receitas de Chocolate foi dedicado a não profissionais vindos de todo o mundo. Os concorrentes seleccionados apresentaram, durante os dias do Festival, as suas receitas perante um público interessado, numa cozinha montada para o efeito.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *