Cultura, Marinha Grande

“Hora do Conto” lembra lendas da Marinha Grande

A Câmara Municipal da Marinha Grande e a Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico João Beare promovem uma sessão da “Hora do Conto”, no dia 8 de Abril (sexta-feira), pelas 19h00, na Mediateca daquela escola, situada na Avenida Vítor Gallo, na Marinha Grande. A entrada é livre.

Esta actividade está integrada no projecto educativo “À Descoberta das 4 Cidades” que, este ano, é subordinado ao tema “Bicharada, Ervas & Companhia”.

Serão contadas a “Lenda das Camarinhas” e a “Lenda do Penedo da Saudade”, pela Educadora Aida Mira, co-autora do livro “Histórias com História”. Neste livro, desenvolvido durante o ano lectivo 2009/2010, no Jardim-de-Infância da Boavista, são recontadas as “Lendas do Pinhal do Rei”.

O projecto “À Descoberta das 4 Cidades” nasceu no ano lectivo de 1994/1995 e é promovido pelas Câmaras Municipais de Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António.

É destinado aos alunos do 1º ciclo do ensino básico e visa permitir o contacto com vários alunos de escolas diferentes, contribuindo para o seu desenvolvimento sociocultural e possibilitando a troca de experiências pedagógicas a professores.

Tem assumido, ano após ano, um carácter de investigação, indo à procura daquilo que é desconhecido em cada uma das cidades irmãs, bem como da sua singularidade enquanto espaços diferenciados e, paralelamente, pesquisando elementos capazes de unir aspectos gastronómicos, de lazer, de património, sem descurar os aspectos da natureza que rodeiam cada uma das nossas cidades.

“Bicharada, Ervas e Companhia – À descoberta da fauna e flora das 4 cidades” é a proposta que este projecto assumirá nos próximos três anos lectivos.

Contribuir para um conhecimento mais perfeito da região onde cada um vive, bem como das cidades ligadas por este projecto de geminação das 4 cidades, através do conhecimento da sua fauna, flora, dos sons que preenchem o dia-a-dia, é o maior desafio.

Esta acção visará: identificar as áreas protegidas em cada concelho; identificar as principais espécies de fauna e flora; pesquisar habitats, descrição, hábitos; pesquisar usos humanos associados; pesquisar contos, provérbios, lengalengas, cantigas, versos com plantas, animais.

No presente ano lectivo, o primeiro ano do projecto conta com a participação das seguintes escolas básicas do 1º ciclo (EB1): João Beare (Marinha Grande), Peroviseu e Santa Teresinha (Fundão), São Mateus e nº 2 de Montemor-o-Novo (Montemor-o-Novo) e Santo António (Vila Real de Santo António). O terceiro ano do projecto integra as EB1 da Praia da Vieira (Marinha Grande), Atalaias (Fundão) e São Cristóvão (Montemor-o-Novo).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *