Desporto, Portimão

Maior Aula de Judo de Portimão que formar campeões para a vida

O medalhado olímpico Nuno Delgado apresentou publicamente a Maior Aula de Judo de Portimão, que terá lugar a partir das 11h00 de 9 de Abril na Alameda da Praça da República, integrada no movimento cívico Achieve, Collect & Give Back (AC&GB), do qual o judoca português é o mentor.

A iniciativa, de carácter regional e aberta a toda a gente, consistirá numa mega aula ritmada ao som de música, visando alertar consciências para a formação e educação cívica e desportiva dos mais novos, ao mesmo tempo que serão captados fundos para a realização de um Bloco de Judo na Escola E. B. 1 da Coca Maravilhas, dirigido a crianças em situação de risco.

A Maior Aula de Judo de Portimão será antecedida por um conjunto de vários eventos promocionais em escolas e colectividades, entre 5 e 8 de Abril, articulados em conjunto com a Câmara Municipal de Portimão, parceira do projecto.

 

Na divulgação do evento, e depois de sublinhar que “nunca se fez até agora no mundo nada assim”, o judoca confessou que espera em Portimão “um envolvimento activo de todos, para que o movimento AC&GB tenha o maior sucesso, quer participando na aula, quer através de donativos, pois o principal propósito é o de angariar meios para formarmos campeões para a vida”, numa alusão àquele Bloco de Judo, destinado a crianças entre os 6 e os 10 anos e que deverá arrancar já em Outubro próximo.

Presente na cerimónia de apresentação, o delegado regional do Instituto do Desporto de Portugal, Joaquim Paulino, considerou que a iniciativa “possui um grande alcance educativo, desportivo e social, até porque se realiza em tempos de crise e apela à nossa solidariedade, não havendo melhor maneira de motivar as pessoas.”

Na óptica do presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, “a cidadania activa faz-se com gestos concretos que reforcem a coesão social e este é um exemplo acabado disso mesmo, ao conjugar dois aspectos fundamentais – a formação e a prática desportiva.”

Portimão na rota mundial

Portimão precede as acções similares já efectuadas em Paris, Genebra, Cabo Verde e Santarém, numa série de outras aulas programadas a a nível nacional e internacional e que culminarão a 11 de Junho em Lisboa, com a Maior Aula de Judo do Mundo, sob inspiração dos valores defendidos pela Escola de Judo Nuno Delgado, no que toca à superação, ao auto-conhecimento e à solidariedade.
Esta é uma ambiciosa iniciativa de expressão mundial com chancela da UEJ – União Europeia de Judo e faz parte do seu calendário desportivo, assumido como evento estratégico da Comissão de Integração Social da UEJ.

No âmbito deste projecto de educação e formação cívica e desportiva, será também desenvolvido, em conjunto com a Bolsa de Valores Sociais e com o envolvimento e contributo de algumas das mais altas entidades mundiais académicas, como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Universidade Lusófona e parceiros internacionais de renome, um projecto académico tendo por objecto o estudo do fenómeno da inclusão social através do judo.

Os conteúdos científicos, sociológicos, educativos e desportivos deste estudo, que terá na base uma tese de doutoramento, serão publicados periodicamente, através de livros e outros formatos audiovisuais e interactivos destinados a diversos públicos, desde crianças a académicos.

Sobre o movimento Achieve, Collect & Give Back

“Achieve, Collect & Give Back” é um movimento de consciência social e cívica inspirado em valores de solidariedade e formação defendidos por Nuno Delgado. O movimento decorre no âmbito da responsabilidade social da Escola de Judo Nuno Delgado e tem como missão e objectivos a sensibilização para a integração social e angariação de fundos para a boa formação desportiva e cívica, através do judo, de crianças e jovens dos 6 aos 10 anos de idade que se encontram em situações e enquadramentos sociais de risco.

Mais informações em www.maiorauladejudo.com

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *