Cultura, Santa Maria da Feira

‘Mais Imaginarius’ seleccionou 18 projectos para apresentar em Santa Maria da Feira

O júri do ‘Mais Imaginarius’ seleccionou 18 dos 156 projectos apresentados a concurso, no âmbito do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira. Estes projectos serão apresentados ao público a par da programação oficial do Festival, que terá como palco vários espaços públicos da cidade, entre 19 e 21 de Maio 

Constituído pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Cristina Tenreiro, pela artista plástica e professora universitária Joana Rêgo, pelo encenador do Teatro de Ferro, Igor Grandra, por António Oliveira e Julieta Rodrigues, da companhia Radar 360, e pela coordenadora do ‘Mais Imaginarius’, Alexandra de Pinho, o júri do concurso seleccionou as propostas que “responderam de forma clara às normas de participação e critérios definidos no regulamento específico”. Os 18 projectos escolhidos são oriundos de sete países: Portugal, Espanha, França, Itália, Brasil, Chile e Coreia do Sul. A listagem pode ser consultada em www.imaginarius.pt

Recorde-se que o desafio lançado este ano pelo Festival Imaginarius à comunidade artística nacional e internacional para apresentar projectos de intervenção no espaço público de Santa Maria da Feira, através do ‘Mais Imaginarius’, registou um acréscimo significativo de candidaturas, comparativamente com as duas edições anteriores. Foram apresentadas 156 propostas de 26 países da Europa, América Latina, África, Médio Oriente e Ásia.  

Pelo terceiro ano consecutivo, o ‘Mais Imaginarius – Arte Pública’ aposta na promoção da criação emergente em paralelo com a programação oficial do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, contemplando a participação de vários criadores e formas artísticas no Festival, desde Teatro, Dança, Música, Circo, Artes Visuais e Multidisciplinar.  

O ‘Mais Imaginarius’ assenta em cinco objectivos: promover a liberdade de expressão enquanto estratégia emancipadora de experimentação social e cultural no espaço público; apresentar pertinentes discursos estéticos que não têm lugar nos espaços convencionais; proporcionar novas leituras da teia urbana de Santa Maria da Feira e analisar o impacto da expressão criativa actual na comunidade; promover activamente o diálogo entre um leque variadíssimo de expressões, desde as artes visuais até às linguagens performativas; e constituir-se como um projecto de referência de arte pública para um público contaminado por um espectro de inquietudes artísticas.  

Desde 2009 que o festival Imaginarius, através do ‘Mais Imaginarius’, proporciona a implementação de práticas artísticas emergentes no espaço público de Santa Maria da Feira. Esta plataforma articula as sinergias de intervenção do próprio território, instauradas há mais de uma década pelo festival internacional Imaginarius, convocando jovens criadores e incentivando-os a encontrar e equacionar representações contemporâneas capazes de confrontar e interferir com a realidade da cidade durante o evento.  

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua é organizado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e empresa municipal Feira Viva, com direcção artística do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua (CCTAR). A 11ª edição do Festival realiza-se de 19 a 21 de Maio.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *