Borba, Sociedade

Gerações + acrescentam qualidade de vida aos borbenses – Borba

Arranca este mês, dia 06 de Abril, o projecto Gerações + no concelho de Borba. Esta iniciativa pretende promover, com acompanhamento técnico, uma actividade física mais regular e sobretudo a ocupação e convívio em torno de um programa planeado para o efeito. Trata-se de uma parceria entre o Município de Borba e a Associação de Desenvolvimento Montes Claros, enquanto entidade executora do programa CLDS ZM – Contratos Locais de Desenvolvimento Social da Zona dos Mármores.

O Gerações + tem como principais objectivos promover o bem-estar individual, de grupo e da comunidade, fornecer dicas para uma vida repleta de sentido, dignidade e felicidade, potenciar e desenvolver capacidades, habilidades e destrezas, motivar as pessoas para que continuem activas, participativas, solidárias, críticas e úteis no meio social, aumentar a força muscular, melhorar o equilíbrio e apurar a coordenação motora, ajudando assim a manter a independência funcional e aumentar a auto-estima e o bem-estar individual.

O programa Gerações + decorre entre o início de Abril e o final de Julho, com actividades sempre previstas para as Quartas-feiras. A primeira acção consiste numa visita ao Museu da Luz, na Aldeia da Luz. Para os quatro meses em que decorre o Gerações + estão previstas as mais diversas actividades, como utilização dos equipamentos geriátricos instalados no Jardim Municipal, com acompanhamento técnico, actividades de leitura, informática, culinária e artes plásticas, prática de mini-golfe, passeios pedestres pela Encosta da Serra d’Ossa (Rio de Moinhos) e à descoberta das Ervas (Orada) e caminhada à Santa Bárbara para limpeza do Parque. O programa culmina, no dia 20 de Julho, com um piquenique no Bosque e a realização de Jogos Tradicionais.

A organização do projecto Gerações + aconselha todos os participantes a usar roupa e calçado cómodo e prático nos Passeios Pedestres, bem como nas outras actividades de carácter desportivo, e que levem consigo um lanche.

Esta iniciativa conta com o apoio do Agrupamento de Centros de Saúde – UCSPB (Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Borba), do ISS – Instituto de Segurança Social, I. P., da Segurança Social, do POPH e do FSE – União Europeia enquanto instrumentos do QREN.

O programa completo encontra-se disponível em www.cm-borba.pt e as inscrições podem ser efectuadas por fax, e-mail ou presencialmente, no Gabinete de Cultura e Desporto do Município de Borba.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *