Loures, Sociedade

Contrato Local de Segurança envolve mais de 60 parceiros – Loures

Realiza-se no próximo sábado, dia 2 de Abril, pelas 15h00, na Escola Mário de Sá Carneiro (Rua Eduardo Augusto Pinto, Camarate), a cerimónia de assinatura dos Protocolos de Adesão ao Contrato Local de Segurança de Loures (CLS), presidida pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira.

 

Loures foi um dos primeiros municípios a aderir a estes instrumentos preventivos da criminalidade, formalizando, em Setembro de 2008, a parceria com o Ministério da Administração Interna/Governo Civil de Lisboa. Enquanto projecto-piloto, o CLS de Loures foi implementado em três freguesias (Apelação, Camarate e Sacavém), abrangendo cerca de 50 mil habitantes, e teve como áreas de intervenção prioritárias a prevenção da delinquência juvenil, da pequena criminalidade, da violência doméstica, dos comportamentos anti-sociais e dos fenómenos de insegurança.

 

Numa atitude de responsabilização da comunidade, esta parceria estratégica envolveu também, desde o primeiro momento, a sociedade civil. Em Março de 2009, os promotores deste Contrato conseguiram atrair 28 parceiros, entre entidades públicas, instituições sociais e educativas, empresas, associações locais e comunidades religiosas, que, através da celebração de protocolos de adesão, se juntaram ao Governo e à autarquia, assumindo a realização de um conjunto de acções convergentes na concretização dos objectivos do CLS. Em 2010, o número de parceiros fixou-se em 40 e, a partir de 2 de Abril, serão mais de 60, mantendo-se os mais estratégicos, como o SEF, o ACIDI, a CIG e as instituições religiosas, sociais e educativas com intervenção nos territórios abrangidos, e atraindo novas entidades e empresas que, ao abrigo da responsabilidade social, se envolvem na promoção das mais diversas acções junto dos diferentes públicos (escolar, juvenil e/ou comunidade em geral).

 

No dia 2, na presença do Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, que presidirá à cerimónia, e da Secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, serão celebrados os novos protocolos de adesão ao CLS de Loures, a assinar pelo Presidente da Câmara Municipal de Loures, Carlos Teixeira, o Governador Civil de Lisboa, António Galamba, e os representantes das entidades parceiras.

 

Na ocasião, Sónia Paixão, vereadora da Câmara Municipal de Loures responsável pelo CLS, fará o balanço da actividade destes três anos e apresentará as principais medidas para o desenvolvimento futuro deste projecto, já considerado referência nacional e internacional.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *