Educação, Odivelas

Três refeições diárias para todos os alunos do 1º Ciclo e Pré-Escolar de Odivelas

A partir do próximo mês de Setembro de 2011, os mais de 6200 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Pré-Escolar da rede pública do Concelho de Odivelas, passam a ter acesso a três refeições diárias: pequeno-almoço, almoço e lanche. A medida foi aprovada ontem, dia 29 de Março, por unanimidade, em reunião do Executivo Municipal, e traduz-se num investimento de cerca de 2 milhões e meio por parte da autarquia.

 

Nos últimos cinco anos, a Câmara Municipal de Odivelas realizou um investimento de cerca de 30 milhões de euros no campo da Educação, no que respeita ao alargamento e modernização da rede de escolas públicas, sobretudo ao nível do 1º Ciclo e Jardim-de-Infância, bem como no desenvolvimento de programas pedagógicos e no combate ao insucesso e abandono escolar precoce.

 

A implementação ontem votada unanimemente pelo Executivo Municipal é uma medida inédita da autarquia de Odivelas, que implica um elevado esforço financeiro em tempo de contenção financeira, mas que se revela um investimento seguro para que estejam garantidas as necessidades alimentares básicas das crianças em idade escolar.

 

Actualmente, a taxa de cobertura do serviço de refeições nas Escolas Básicas de 1º Ciclo e nos Jardins-de-infância de Odivelas é de 100 por cento. Pretende-se, com o fornecimento de três refeições diárias, contribuir para a minimização dos problemas que assolam muitas das famílias deste município e, a longo prazo, para o aumento do sucesso escolar e da melhoria de qualidade de vida das nossas crianças.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Boa Tarde,
    Eu acolho esta medida com muito agrado pois faço parte da Associação de Pais da EB1 Largo Vieira Caldas de Caneças e tenho assistido a cometários de diversos Pais que têm conhecimento de que há várias crianças que o Almoço na Escola é a única refeição quente que tomam por dia e ao fim de semana nem sabem se chegam a tomar alguma pois o desemprego a nível da freguesia tem sido muito no último Ano e também na EB23 dos Castanheiros onde também represento a Associação de Pais as Refeições no Refeitório da Escola segundo informações que tenho duplicou em relação ao ano anterior,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *